XII Concurso de Contos e Poesias abre inscrições em agosto

XII Concurso de Contos e Poesias abre inscrições em agosto

O Sindicato dos Professores de Campinas e Região abre no dia 3 de agosto as inscrições para o Concurso de Contos e Poesias. Em sua décima segunda edição, o Concurso de Contos e Poesias tem como objetivo valorizar e divulgar talentos literários dos gêneros conto, poesia e crônica entre os professores de Campinas e Região.

Neste ano de 2015 o concurso traz como novidade a introdução de uma nova categoria, a crônica. A proposta é também valorizar as formas de registro literário da relação do escritor com sua cidade. O tema que deverá ser trabalhado nas obras é “A minha cidade”.

O Concurso de Contos e Poesias faz parte da programação Cultural do Sinpro para este ano de 2015 e será encerrado com o tradicional Sarau Cultural no mês de Outubro. Cada participante poderá concorrer em até duas modalidades de textos: Contos Crônicas e Poemas. As inscrições devem ser realizadas no período de 3 de agosto e 4 de setembro e estão abertas a todos os professores de Campinas e Região. Inscrições na sede do Sinpro, em Campinas e nas Subsedes de Limeira, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste/Americana.

Veja as regras abaixo
Podem se inscrever: professores e professoras de Campinas e Região
Período de inscrição: de 3 de agosto e 4 de setembro de 2015
Modalidades: Contos, Poemas e Crônicas

Cada participante poderá se inscrever em até duas modalidades, concorrendo com um texto para cada uma delas. Os textos não podem ultrapassar três laudas, ou o equivalente a 4,2 mil caracteres.

Para se inscrever o professor precisa enviar seus trabalhos em envelopes contendo três cópias do texto, todas assinadas com pseudônimo. Dentro do mesmo envelope, o concorrente deverá colocar um envelope lacrado, contendo, em seu interior, seu nome completo, seu pseudônimo, disciplina, instituição de ensino a que está vinculado, telefone e endereço eletrônico para contato. O envelope lacrado deverá conter também um documento assinado, autorizando a publicação do material enviado ao concurso nos veículos de comunicação do Sinpro Campinas.

Além de prêmios, os vencedores de cada modalidade terão seus textos publicados na Revista Sinpro Cultura e serão homenageados no Sarau Etc e Tal, que acontecerá no mês de outubro.

Descrição das Categorias
– Conto – narrativa ficcional – até três laudas, ou o equivalente a 4,2 mil caracteres
– Poesia – texto que demonstre domínio da linguagem e uso de recursos poéticos e expressivos – até três laudas, ou o equivalente a 4,2 mil caracteres
– Crônica – texto curto narrativo ou dissertativo sobre assuntos do cotidiano ou de interesse geral – até duas laudas ou o equivalente a 3 mil caracteres

Fonte: Sinpro Campinas