Valorização da escola será o tema norteador das ações do CCE em 2015

Valorização da escola será o tema norteador das ações do CCE em 2015

A Valorização da Escola será o tema norteador do conjunto de ações do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) em 2015. A bandeira, espécie de tema-chave, foi escolhida através de consulta pública feita durante a 5ª Semana da Educação de Campinas, realizada entre os dias 03 e 07 de novembro de 2014.

 
A série de depoimentos “Campinas na sala de aula” é uma das novidades para 2015. O CCE dará continuidade, por outro lado, à série de Encontros Mensais, eventos realizados na última quinta-feira de cada mês, com o objetivo de evidenciar temas importantes para a área educacional. O primeiro encontro deste ano está programado para o mês de Março. Em 2014 a série de Encontros Mensais teve a participação de alguns dos grandes nomes da Educação no Brasil, como o terapeuta Ivan Capelatto, a escritora Rosely Sayão, os professores Severino Barbosa, Flávia Vivaldi, Luiz Carlos Menezes e Moacir Gadotti.

 
Terá igualmente continuidade a série de estudos realizados no âmbito do Observatório do CCE. Aqueles já divulgados podem ser encontrados no portal do movimento (www.compromissocampinas.org.br). Os novos estudos serão recomendados pelos membros do Comitê Deliberativo do Observatório, constituído por algumas das principais referências em Educação no Brasil, sob a coordenação da professora Dra. Maria Inês Fini. A primeira reunião neste ano do Comitê acontecerá a 02 de Fevereiro.

 
Em 2015 será promovida a segunda edição do Prêmio Atitude Educação, criado em 2014 como uma forma de valorizar, reconhecer e dar destaque para ações e iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em prol da melhoria da qualidade da educação pública no município de Campinas/SP. A temática central da edição desse ano será divulgada ainda no primeiro semestre. E será também promovida a sexta edição do Concurso Cultural de Redação Minha Família na Escola, que é voltado a incentivar, por meio de redações, a participação da família na vida escolar de seus filhos. Em 2014 o Concurso Cultural Minha Família na Escola teve um recorde de inscrições: cerca de 1400.

 
O CCE continuará a participar, em 2015, de alguns espaços legítimos para a discussão da Educação em Campinas. O movimento acompanha as reuniões do Conselho Municipal de Educação (CME), além de ter representação ativa no Fórum Municipal de Educação (FME), Grupo de Trabalho Temporário do Fórum Municipal de Educação, Comissão de Mobilização e Divulgação do Fórum Municipal de Educação e Comitê Municipal para análise da educação profissional e empregabilidade em Campinas/SP, da FUMEC.

 
O elenco de atividades do CCE em 2015 será encerrado com a 6ª Semana da Educação de Campinas, entre os dias 09 e 13 de novembro. A Semana da Educação abrange um conjunto de eventos destinados a diferentes públicos, com a finalidade de evidenciar a causa da educação. As atividades relacionadas à 5ª Semana da Educação de Campinas, em 2014, mobilizaram mais de cinco mil pessoas.

 
Todas as atividades promovidas pelo CCE serão devidamente divulgadas e promovidas pelas suas ferramentas de comunicação. O CCE mantém esse Boletim Eletrônico Mensal, enviado a jornalistas, educadores e formadores de opinião, entre outros interessados e aliados do movimento. Também mantém um portal na Internet (www.compromissocampinas.org.br), uma página no Facebook e canal no twitter. Uma campanha publicitária, divulgada por meios de comunicação parceiros do CCE, dará ampla disseminação à bandeira de 2015, a Valorização da Escola.