Valorização da Escola é tema da 6ª edição da “Semana da Educação de Campinas”

Valorização da Escola é tema da 6ª edição da “Semana da Educação de Campinas”

A Valorização da Escola pelo poder público, pela família, pelas comunidades escolares, pela sociedade em geral, será o foco central da “6ª Semana da Educação de Campinas”, entre os dias 9 e 13 de novembro. Iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), a sexta edição terá 15 eventos, em diferentes espaços e para públicos diversos, sendo todos gratuitos.

Grandes pensadores da Educação no Brasil, como Neca Setubal e Tião Rocha, estarão presentes na Semana, que também terá a divulgação de estudos inéditos sobre o cenário educacional em Campinas, formulados pelo Observatório da Educação, ligado ao CCE.

Discussões sobre os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação e sobre a Base Nacional Comum Curricular, oficinas para educadores, cerimônia de premiação do Concurso Cultural de Redação “Minha Família na Escola” e um evento para a imprensa refletir sobre o seu papel na Educação complementam a programação.

Nos eventos abertos ao público, as vagas, limitadas, serão preenchidas por ordem de chegada. Serão concedidos certificados de participação, que serão encaminhados após a Semana para os interessados. Apenas dois dos 15 eventos são reservados a convidados.

Os patrocinadores da 6ª Semana da Educação de Campinas são Grupo DPaschoal, Graber e Iguatemi Campinas. A Semana tem o apoio da Prefeitura de Campinas, da Secretaria de Educação do governo do Estado de São Paulo, do movimento nacional Todos pela Educação, Sesi, Fundação Educar DPaschoal e Hotel Vitória.

Clear Channel, Educativa FM, EPTV Campinas, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Grupo RAC, Portal Campinas.com.br, Rádio Brasil Campinas, Shopping Iguatemi Campinas, TV Câmara Campinas, TVB Record são parceiros divulgadores do evento.

Confira a programação:

09/11 – Solenidade de Abertura, com Neca Setubal

Às 18h30, no teatro Brasil Kirin do shopping Iguatemi, será realizada uma palestra com Maria Alice (Neca) Setubal, sobre “Escola, Cultura e Cidadania: a Escola como espaço de convivência, diálogo, renovação e criatividade”.

Um dos grandes nomes das discussões educacionais no país, Neca Setubal é socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-Sp) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais.

10/11 – Novos estudos do Observatório da Educação

As manhãs de terça a quinta-feira da “6ª Semana da Educação de Campinas” estarão reservadas para eventos sob a responsabilidade do Observatório da Educação, e todos no auditório da Fundação FEAC.

Às 9h, o auditório recebe o evento “Observando Campinas – Novos estudos do Observatório da Educação”. Serão apresentados estudos sobre o cenário educacional de Campinas, com a participação do professor Dr. Dalton Francisco de Andrade, da Universidade Federal de Santa Catarina, e da pesquisadora Dra. Stella Silva Telles, da Unicamp – ambos membros do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação.

Evento sob a mediação da professora Dra. Maria Inês Fini, coordenadora do mesmo Comitê Deliberativo. Após as apresentações dos estudos, haverá debate com os representantes da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e das Diretorias Regionais de Ensino, Leste e Oeste.

Às 14h, também no auditório da FEAC, será realizada a oficina “Arte e corpo na educação: caminhos para a Valorização da Escola”, com Márcia Strazzacappa. Ela é atriz, bailarina, pesquisadora, pedagoga e bacharel em Dança pela Unicamp, mestre em Educação pela Unicamp e doutora em Artes – Estudos Teatrais e Coreográficos pela Universidade de Paris VIII/França. É professora da Faculdade de Educação da Unicamp.

Às 14h, no Núcleo de Ação Educativa Descentralizado Leste – NAED Leste, será promovida a oficina “Brincar na primeira infância: ensina, aproxima e encanta!”, com a participação de Suzana Montauriol e Eliana Aparecida Pires da Costa.

Suzana Montauriol é pedagoga, psicopedagoga, escritora, poeta, dramaturga infantil e produtora cultural, tendo atuado junto à Fundação Nacional dos Contadores de Histórias e TVE, no Rio de Janeiro. Eliana Aparecida Pires da Costa é graduada em Ciências Sociais e Pedagogia e supervisora educacional da rede municipal de ensino de Campinas.

Às 19h, o Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas vai sediar o evento “Debaixo de um pé de manga: bate papo com Tião Rocha”. Outro grande nome das discussões educacionais brasileiras atuais, o educador mineiro Tião Rocha é fundador e diretor do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), de Belo Horizonte (MG).

11/11 – Em debate os Planos de Educação

Às 9h, o auditório da FEAC recebe o evento “Planos de Educação: o que fazer”. Em discussão, os rumos dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, sob a mediação de Ismael Bravo, membro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação. Participação de Daniel Cara (coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Francisco Carbonari (presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo) e Antônio Sertório (coordenador do Fórum Municipal de Educação de Campinas).

Às 14h, na sede da Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha, acontecerá a cerimônia de encerramento do programa “Nosso planeta, nossa casa”, desenvolvido pela Junior Achievement com apoio da Fundação Educar DPaschoal e PPG. Este é um evento fechado para convidados.

Às 14h, o auditório da Fundação FEAC sedia o evento “Gestão pedagógica na perspectiva das diferenças”, com Marília Costa Dias.

Marília é pedagoga e mestre em Educação, tendo sido coordenadora dos Programas de Pós-graduação e Educação Continuada no Instituto Singularidades e coordenadora e professora do curso de especialização lato sensu em Educação Inclusiva no ISE Vera Cruz. No terceiro setor, assumiu cargos de gestão na APAE de São Paulo, na Fundação Projeto Travessia e no CEDAC – Comunidade Educativa.

Às 18h30, o auditório do Sesi Amoreiras recebe a mesa redonda “Educação integral e assistência social”, que vai discutir os desafios e alcances das ações integradas entre as políticas de Educação Integral e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município de Campinas, com a participação de Célio Vanderlei de Moraes (Psicólogo e mestre em sociologia política) e Juliana Gomes dos Santos (Pedagoga e mestre em Educação).

12/11 – Em questão a Base Nacional Comum Curricular

Às 9h, o auditório da FEAC sedia a mesa de debates “Desafios e perspectivas para a construção da Base Nacional Comum Curricular”, com a participação de representantes do Movimento pela Base Nacional Comum, UNDIME, movimento Todos pela Educação e do Ministério da Educação.

Mediação da professora Dra. Maria Inês Fini, coordenadora do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação. A Base Nacional Comum Curricular é um dos principais temas da educação no país na atualidade.

Às 14h, o mesmo auditório recebe a oficina “A importância do papel do professor na vida do aluno”, com Luiz Contro. Ele é psicólogo, psicodramatista e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, professor na Faculdade São Leopoldo Mandic. Será realizada uma vivência com o tema proposto, por meio da metodologia do psicodrama, nas duas primeiras horas de trabalho. No tempo final, a construção coletiva resultante será o estímulo para reflexões sobre o assunto pesquisado, bem como para uma conversa sobre a utilização do psicodrama no campo da educação.

Também às 14h, ocorre o evento “Diálogos na escola”, na Escola Estadual Artur Segurado, com Adriana Ramos, que é professora de psicologia e da aprendizagem do Instituto de Biociências da UNESP-Rio Claro/SP, pedagoga e doutora em educação na área de psicologia educacional e pesquisadora de classes consideradas difíceis do ensino fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral do ambiente escolar. A partir de situações reais, ela vai dialogar à luz de uma comunicação construtiva sobre os conflitos cotidianos que ocorrem no ambiente escolar e que impactam desfavoravelmente nas relações interpessoais dos sujeitos que compõem este ambiente e consequentemente na aprendizagem dos alunos.

Às 19h, o Vert Eventos irá sediar a cerimônia de premiação da sexta edição do concurso cultural de redação “Minha Família na Escola”, uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação. Evento para convidados e que terá a contadora de histórias e escritora Kiara Terra como mestre de cerimônia. Na oportunidade, será lançada a coletânea com as 18 redações premiadas, ilustrada pelo artista plástico Rogério Pedro. Os estudantes autores darão os seus autógrafos aos convidados presentes.

13/11 – A Mídia e a Educação

Às 9h, na sede da FEAC, acontece o inédito evento “O papel da mídia nos desafios da educação”, com a mediação do jornalista José Pedro Martins e comentários de Fabiano Ormaneze, graduado em Jornalismo, mestre em Linguística e professor da PUC-Campinas.

Já às 15h, a Escola Estadual Orlando Signorelli, no Dic VI, irá sediar o evento “Valorizar a escola é valorizar a sociedade”, com a participação de André Gravatá, grêmios escolares e jovens engajados com a educação pública de Campinas. Será uma oportunidade para Campinas ouvir o que os jovens estão fazendo pela educação na cidade. Também haverá atrações culturais, encerrando oficialmente a 6ª Semana da Educação de Campinas.

Em todos os eventos haverá intérprete de libras para atender necessidades específicas de deficientes auditivos.
Serviço:

6ª Semana da Educação de Campinas

Locais:
Teatro Brasil Kirin, 3º piso do Shopping Iguatemi. Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas
Auditório da Fundação FEAC. Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Vila Brandina – Campinas
Núcleo de Ação Educativa Descentralizado Leste – NAED Leste. Rua Padre Domingos Guianini, 276, Parque Altos do Taquaral – Campinas
Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. Avenida Anchieta, 200, Centro – Campinas
Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha. Av. Amoreiras, 165, Parque Itália – Campinas
Sesi Amoreiras.Avenida das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas
Escola Estadual Artur Segurado. Avenida Brasil, 2080, Jardim Brasil – Campinas
Vert Eventos. Rua Rei Salomão, 231, Jardim Conceição – Sousas – Campinas
Escola Estadual Orlando Signorelli. Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n, Dic VI – Campinas

Data: de 9 a 13 de novembro
Entrada: gratuita – As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.
Informações: www.semanadaeducacao.org.br, (19)3794.3512/3515 ou [email protected]

Fonte: Campinas.com.br/assessoria de imprensa