Sustentabilidade: Estação Ambiental abre inscrição para Coletivo de Jovens

Sustentabilidade: Estação Ambiental abre inscrição para Coletivo de Jovens

A Estação Ambiental de Joaquim Egídio, órgão da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), dará início, em setembro, às oficinas para formação de um Coletivo de Jovens, grupo voltado para a realização de ações coletivas na região, com foco nas questões socioambientais. As inscrições para o curso já estão abertas.

Resultado de uma parceria entre a Estação Ambiental e o Coletivo de Educadores Ambientais de Campinas (Coeduca), a formação é destinada a crianças e jovens entre 10 e 18 anos de idade, que passarão a ser multiplicadores em educação ambiental.

As oficinas serão ministradas de setembro a dezembro, todas as quintas-feiras, das 14h às 17h. Ao final da formação, serão emitidos certificados de participação de 45 horas.

Entre as atividades que serão desenvolvidas durante o curso estão oficinas de música, dança, reaproveitamento de materiais recicláveis, agricultura sustentável, entre outros.

Serão realizadas também visitas monitoradas para a valorização e cohecimento do entorno e dos saberes locais, além de rodas de conversas com temáticas específicas e produção de materiais a partir das atividades realizadas.
“Questões como pertencimento, sustentabilidade e biorregionalismo serão amplamente trabalhadas, assim como a demonstração da importância de se adotar uma postura participativa nos assuntos relativos à região em que vivemos”, explica a educadora ambiental Márcia Toledo.

São oferecidas 30 vagas para esta primeira turma e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 4 de setembro pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3298-6700, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Se o número de interessados exceder o número de vagas, será feita uma lista de espera para a próxima turma, para as oficinas do ano que vem.

Fonte: Prefeitura de Campinas