SP divulgará rendimento escolar de municípios em 2015

SP divulgará rendimento escolar de municípios em 2015

Paulo Saldaña

Os 645 municípios paulistas terão os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) divulgados pelo governo a partir do ano que vem. Principal ferramenta de acompanhamento da qualidade da educação no Estado, o Saresp será aplicado amanhã e quarta-feira.

Até agora, o desempenho das redes municipais não era divulgado de forma separada. Segundo o diretor de avaliação da Secretaria Estadual da Educação, William Massei, a divulgação já foi prevista nos termos de adesão das cidades. “A transparência é uma realidade e fundamental para a melhoria da qualidade. Além disso, o Estado recebe esses alunos.” Todos os custos de participação do Saresp são cobertos pelo governo.

O Estado divulga anualmente os resultados do Saresp e do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), calculado a partir das notas das provas. Entretanto, especialistas se queixam de dificuldade de obter todos os resultados. O ensino médio teve queda e o fundamental ficou estagnado no Idesp 2013, como revelou o Estado. O desempenho em Português e Matemática do ensino médio da rede piorou.

O Saresp deste ano terá outras mudanças. A principal é que as provas realizadas no 7.º ano será por amostra. Mais de 1,3 milhão de alunos do 2.º, 3.º, 5.º, 7.º e 9.º anos do ensino fundamental e da 3.ª série do médio da rede estadual devem fazer o Saresp. O Estado tem feito campanha para que os estudantes participem com empenho.

Muitos alunos do 3.º ano enfrentarão o Saresp após o Enem. Camilla Garcia, de 16 anos, acredita que essa “maratona” pode ajudá-la a se preparar para a Fuvest. “Os professores falaram muito do Saresp, acho que é mais um treino.”

Fonte: Estadão