Só 10% das cidades cumpriram meta em matemática

Só 10% das cidades cumpriram meta em matemática

Ligia Guimarães

Levantamento divulgado pelo movimento Todos pela Educação revela que segue insatisfatório o nível de aprendizagem de português e matemática entre os alunos que concluem o ensino fundamental em escolas públicas.

A pesquisa, feita com base na proficiência dos alunos na Prova Brasil, realizada em 2013, mostra que somente 10,8% dos municípios brasileiros atingiram as metas estabelecidas pelo movimento para o 9º ano do ensino fundamental em matemática; em língua portuguesa, só 29,6% dos municípios cumpriram os objetivos.

A meta estabelece níveis mínimos de pontuação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – 275 em português e 300 em matemática – para que a aprendizagem seja considerada adequada em cada disciplina. O objetivo é cumprir metas parciais para que, até 2022, 70% dos alunos tenham aprendizado adequado.

O resultado de 2013 consolida uma trajetória de declínio dos indicadores do ensino fundamental. O percentual de cidades que alcançaram o resultado esperado em matemática no 9º ano vem caindo desde 2007, quando era de 48,2%; e em língua portuguesa, desde 2009, quando estava em 83,7%.

Para a coordenadora geral da organização, Alejandra Meraz Velasco, os dados reforçam que é preciso pensar políticas públicas específicas para os anos finais do ensino fundamental. “Precisamos olhar para a etapa final do ensino fundamental com mais especificidade, para que os alunos tenham a aprendizagem adequada e sigam para o ensino médio com condições de concluí-lo com êxito”, afirma.

A pesquisa usou números da Prova Brasil de 2005 a 2013 fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Prova Brasil existe desde 2005 e avalia as redes públicas de ensino (federal, estadual e municipal).

Fonte: Valor Econômico