SEADE desenvolve ferramenta para auxiliar planejamento da educação em São Paulo

SEADE desenvolve ferramenta para auxiliar planejamento da educação em São Paulo

Sistema é apresentado durante reunião do Observatório da Educação

Uma ferramenta com informações completas sobre a situação educacional e social dos municípios paulistas e que pode ter seus dados utilizados na formulação de políticas públicas no setor, já está à disposição para consulta de qualquer cidadão, no site da Fundação SEADE – Sistema Estadual de Análise de Dados (www.seade.gov.br). A ferramenta batizada de SIM-Educação (Sistema de Informações Municipais) foi apresentada no último 12 de maio, em Campinas, na sede da Fundação FEAC, pela diretora executiva da Fundação SEADE, Maria Helena Guimarães de Castro, aos especialistas reunidos durante encontro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação, ligado ao Compromisso Campinas pela Educação (CCE).

Na área do SIM-Educação do site da SEADE, o gestor público, educador ou qualquer cidadão tem acesso, por meio de gráficos ou mapas, a informações completas sobre o número de matrículas em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino médio, de todos os municípios paulistas. Também estão disponíveis dados sobre as matrículas no Ensino Técnico e em Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos 645 municípios de São Paulo. As taxas de analfabetismo, escolaridade, abandono escolar e distorção de idade-série complementam as informações relacionadas à área educacional.

Do mesmo modo, a área do SIM-Educação reúne informações completas sobre o contexto demográfico e socioeconômico dos municípios paulistas, como taxa de mortalidade infantil, situação de emprego, rendimento médio e composição do Produto Interno Bruto. Esse conjunto de informações, diz Maria Helena de Castro, contribui para que o gestor escolar ou municipal “aprimore o planejamento de suas ações de forma sistematizada, organizada, de modo que os recursos públicos sejam aplicados com eficiência no setor educacional”.

Durante a reunião do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação no dia 12, também foi apresentado o novo portal do Compromisso Campinas pela Educação (www.compromissocampinas.org.br). A nova ferramenta on-line está mais completa, interativa e leva informações sobre educação, pesquisas e eventos ligados ao CCE aos internautas.
O Observatório da Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação, como um núcleo de observação criado para acompanhar a evolução de um fenômeno ou de um tema estratégico, no caso serviços socioeducacionais, no tempo e no espaço, no município de Campinas.

O Comitê Deliberativo do Observatório é formado por profissionais de notória especialização na área da educação e que participam constantemente dos debates nacionais relacionados ao setor educacional.

Representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Unicamp, PUC-Campinas, Fundação Getúlio Vargas e Fundação SEADE são algumas das instituições representadas no Comitê, cujos componentes discutem e indicam estudos e pesquisas importantes para debates sobre políticas públicas na área da educação.

Os primeiros estudos formulados por sugestão do Observatório da Educação já estão disponíveis no portal do Compromisso Campinas pela Educação. Novos estudos serão realizados e divulgados até o final do ano, em que a bandeira do CCE é a Valorização do Professor.