Provinha Brasil: curso de formação chega às diretorias

Provinha Brasil: curso de formação chega às diretorias

Até o dia 29, coordenadores pedagógicos e representantes de professores que lecionam nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino estarão participando do curso de Formação da Provinha Brasil 2016.

Nesta terça-feira, 26, o curso está sendo aplicado aos coordenadores da Diretoria Regional de Educação DRE´05 – Nossa Senhora das Dores e DRE´09 – Nossa Senhora da Glória. O objetivo do treinamento é orientar os participantes acerca da sistemática de aplicação dos testes de leitura e matemática que compõem a Provinha Brasil, bem como a utilização do Sistema de Gerenciamento dos Resultados com foco nas intervenções pedagógicas.

“Garantir que o instrumento de aplicação tenha rigor. E para isso é preciso ter conhecimento do material, por isso a importância do curso de formação para todos os professores-aplicador”, disse Joniely Cheyenne Moura, coordenadora estadual da Provinha Brasil.

A Provinha Brasil tem como objetivo gerar um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, permitindo uma intervenção imediata em sala de aula, levando a escola a repensar suas práticas pedagógicas. E, ainda, traz contribuições para a organização do trabalho docente.

Vale ressaltar que os professores e os gestores, com base nos resultados da avaliação, devem refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida na escola.

O intuito dessa reflexão, segundo Joniely, “é redefinir o planejamento de ensino e aprendizagem, modificando-o, especificando-o, aprimorando-o. Isso significa considerar que os resultados da Provinha Brasil podem redimensionar objetivos e metas do trabalho pedagógico que será desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental”, diz.

O curso ainda será aplicado nas datas abaixo:

28/04 – DRE´03; 29/04 – DRE´08 e DRE´01

A Provinha Brasil será aplicada na Rede Estadual no período de 02 a 06 de maio. Cada turma realizará os testes em dois dias – no primeiro será aplicado o teste de leitura e no segundo o teste de Matemática.

Fonte: Infonet