Profissão do professor é tema do próximo Encontro Mensal do CCE

Profissão do professor é tema do próximo Encontro Mensal do CCE

CCE-35A profissão de professor no século 21: o quê, o quanto e porque mudará. Este é o tema da sexta edição do Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), que acontece no dia 25 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h, no auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina – Campinas/SP). O palestrante da noite será o professor Luiz Carlos Menezes, da USP. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (19) 3794 3512 ou pelo e-mail: [email protected]

Para o palestrante, existe uma considerável lacuna na formação do professor na atualidade. “Muitas vezes o professor é formado por profissionais que estão há muito tempo distantes da sala de aula. Falta portanto a perspectiva prática”, observa o professor Menezes.

Na opinião de Menezes, essa lacuna poderia ser equacionada, com a existência de um programa de formação do professor na própria escola onde vai dar aula. “Não seria um estágio, mas seria uma turma supervisionada por professores qualificados, por professores formadores na própria escola”, explica.

O professor Menezes entende que essa solução cumpriria com o propósito de qualificar a formação do professor que dará aula e, ao mesmo tempo, contribuiria para responder a outra demanda, que é a da existência de uma carreira. “Hoje não existe propriamente uma carreira do professor. Ele avança com os quinquênios, e muda de status quando assume um cargo de direção ou coordenação, mas isso não é uma carreira profissional”, avalia.

O palestrante nota que tem defendido “esse mantra” em todos os espaços onde tem oportunidade de se pronunciar. Outro “mantra” que dissemina, afirma, está relacionado ao ensino de Ciências, que é a sua área de origem. Ele entende que o ensino de Ciências, assim como o de Matemática, deve assumir uma dimensão prática, e não abstrata como ocorre usualmente. “Os alunos esquecem o que aprenderam quando o ensino é puramente abstrato”, destaca.

O professor Luiz Carlos Menezes é docente aposentado do Instituto de Física da USP, membro do Conselho Técnico Científico da CAPES para Educação Básica e membro da equipe da Unesco do Projeto de Currículos Integrados para o Ensino Médio. Recentemente assumiu uma cadeira no Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Os encontros mensais do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), promovidos pela Fundação FEAC, representam um momento para a reflexão e debate sobre temas fundamentais na área da educação. Em 2014 os encontros mensais estão, em sua maioria, em sintonia com a bandeira a Valorização do Professor, tema central do CCE para este ano. Mais informações pelo telefone (19) 37943512 ou pelo e-mail: [email protected]