Processo de adesão de escolas ao novo modelo de Tempo Integral termina sexta-feira (17)

Processo de adesão de escolas ao novo modelo de Tempo Integral termina sexta-feira (17)

As escolas interessadas em aderir ao Novo Modelo de Tempo Integral em 2016 têm até a próxima sexta-feira (17), para efetuarem o cadastro. O processo de adesão é conduzido pelas 91 diretorias de ensino do Estado, feito em parceria com os profissionais e com a comunidade escolar. As indicações devem ser realizadas no GDAE, sistema online de organização da rede.

O processo de adesão integra os planos da Educação de ampliar o tempo de permanência dos jovens em contato com os estudos. Atualmente, 130 mil estudantes frequentam escolas com jornada igual ou superior a 7 horas, número 64% maior do que o registrado em 2012. O sistema de expansão do modelo também define que os professores que já atuam nas escolas que passarão a oferecer o regime integral têm prioridade em fazer parte do quadro de funcionários.

O processo de adesão das escolas ao Novo Modelo é totalmente voluntário e também exige estudo sobre a demanda e as necessidades dos alunos no local. O diretor da escola da unidade indicada pela diretoria de ensino convida a equipe e a comunidade escolar a conhecer o programa para transmitir as informações e, posteriormente, convocar o conselho de escola para a decisão formal sobre a inclusão.

Currículo Inovador

No Novo Modelo de Tempo Integral, os alunos têm acesso a um currículo inovador. Além das disciplinas regulares, existem aulas eletivas que dialogam com o universo dos estudantes e promovem a iniciação científica, a formação acadêmica e a realização de um projeto de vida. Já os professores atuam em regime de dedicação exclusiva e, por isso, ganham uma gratificação de 75% sobre o salário base. Hoje são 5.216 educadores que recebem uma remuneração inicial de R$ 4.227,80.

fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo