Prêmio “Construindo a nação” abre inscrições

Prêmio “Construindo a nação” abre inscrições

Prêmio estimula e reconhece projetos de cidadania realizados por estudantes de escolas de todo o Brasil.
O “Prêmio Construindo A Nação” é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que tem por objetivo reconhecer e difundir ações de cunho social realizadas por escolas da iniciativa privada e da rede pública e seus alunos, que tenham como agentes os próprios estudantes.

O intuito é estimular as escolas a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania.

Realizado pelo 14° ano consecutivo, o “Prêmio Construindo A Nação” recebe inscrições de projetos realizados em escolas de todo o Brasil, nas seguintes categorias:nsino Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio, EJA, Ensino Técnico, e Iniciativas Publicas e Privadas, e está implantado em todos os estados da federação.

As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas pelo site www.institutocidadania.org.br ou [email protected], até 14 de agosto de 2014.

Todos os projetos respeitam o princípio de melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas, dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, alcançando situações sociais, educativas, culturais, de saúde, preservação ambiental, sustentabilidade, entre outros, que possam ser beneficiados pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.

O “Prêmio Construindo A Nação” também valoriza o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão estimulando os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola.

Até esse ano, ao todo, são 7.79 escolas de todo o Brasil, envolvendo mais de 6 milhões de estudantes que já participaram do “Prêmio Construindo A Nação”.

O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para cidadania é sua legítima realização e a participação dos estudantes em todas suas etapas. Ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases – estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação e avaliação – documentadas e registradas. Além disso, deverá apresentar um vídeo de, no máximo, três minutos de duração oferecendo oportunidade de visualização do projeto com depoimentos de alunos e beneficiados.

Fonte: Imirante