Prêmio Atitude Educação 2016 valoriza projetos de alunos protagonistas

Valorizar e evidenciar o protagonismo dos jovens é o principal objetivo da 3ª edição do Prêmio Atitude Educação, que está com inscrições abertas de 15 de agosto a 30 de setembro. A ação da Fundação FEAC, por meio do movimento Compromisso Campinas pela Educação (CCE), tem como objetivo reconhecer e dar destaque para iniciativas que vêm sendo desenvolvidas visando a melhoria da qualidade da educação pública em Campinas.

Em 2016, o Prêmio tem como tema “Alunos Protagonistas. Que diferença vocês fazem?” e pretende reconhecer coletivos de alunos que desenvolvam projetos que contribuam para a solução de situações/problemas reais de sua escola ou comunidade, ou ainda, que colaborem na aprendizagem dos alunos.

O Atitude Educação 2016 será realizado em parceria com as Diretorias Regionais de Ensino Leste e Oeste de Campinas, além da Secretaria Municipal de Educação. O público alvo é formado por estudantes do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes públicas municipal e estadual de Campinas, incluindo grêmios e grupos não institucionalizados.

Inscrições

Poderão ser inscritos projetos de alunos protagonistas desenvolvidos no ano de 2016, mesmo que parcialmente, e que deverão ter continuidade no ano de 2017, ou ainda, poderão ser projetos a serem realizados exclusivamente em 2017.

Para se inscrever, os coletivos de alunos deverão preencher ficha de inscrição e enviar o link de um vídeo (por meio do Youtube) com, no máximo três minutos, explicando qual projeto é/será desenvolvido, seus objetivos e os resultados obtidos/pretendidos até o momento. O vídeo deverá ainda contar com uma fala do representante legal da unidade escolar afirmando e apoiando o desenvolvimento do projeto pelos alunos.

As inscrições ocorrem até o dia 30 de setembro e devem ser feitas exclusivamente via internet por meio do site www.atitudeeducacao.feac.org.br

Uma Comissão Avaliadora selecionará até cinco projetos de cada categoria a partir de critérios como clareza dos objetivos; inovação e abrangência. Após a avaliação, os projetos selecionados serão submetidos ao júri popular, que durante o período de 10 a 14 de outubro, poderá escolher via site (www.atitudeeducacao.feac.org.br) qual iniciativa deve ser a vencedora do Prêmio.

Premiação

Serão premiados três projetos, sendo um de cada categoria: Categoria 1- Rede Municipal de Ensino de Campinas. Categoria 2: Rede Estadual de Ensino – Diretoria Regional de Ensino Campinas Leste. Categoria 3: Rede Estadual de Ensino – Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste.

A divulgação das três unidades escolares finalistas em cada categoria será feita pelo site do Prêmio no dia 18 de outubro. A cerimônia de premiação, onde serão conhecidos os vencedores, será realizada durante a 7ª Semana da Educação de Campinas, que acontece de 24 a 28 de outubro.

Cada unidade escolar vencedora por categoria receberá R$ 10 mil, que deverá ser utilizado exclusivamente para o desenvolvimento do projeto, além de certificado de participação para os envolvidos.

Todos os projetos selecionados (até cinco iniciativas) em cada uma das categorias receberão uma menção honrosa (escola) e certificados (alunos) de participação, além de integrar o Banco de Atitudes, que estará disponível no site www.atitudeeducacao.feac.org.br onde serão divulgadas as iniciativas protagonistas que contribuem para a melhoria da qualidade da educação.

Atitude Educação

Criado em 2014, o Prêmio Atitude Educação visa valorizar as ações que tem como objetivo qualificar ainda mais a educação pública em Campinas. Neste sentido, em sua 1ª edição, o Atitude Educação premiou professores a partir do tema “O que faz a minha vida profissional ser mais valorizada pelos meus estudantes? Histórias que mudaram a minha vida como professor a partir do reconhecimento recebido pelos meus alunos.”. Já em 2015, o público alvo do Prêmio foram as escolas, a partir do tema: “Leve a escola para o seu mundo, traga o seu mundo para a escola”.

O Atitude Educação é uma das diversas ações do movimento Compromisso Campinas pela Educação, que tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para contribuir com a defesa e garantia dos direitos à educação pública de qualidade, especialmente na cidade de Campinas.

Confira o regulamento e a ficha de inscrição do Prêmio Atitude Educação no site: www.atitudeeducacao.feac.org.br

Informação: (19) 3794.3512