Organizações lançam campanha pela redução do abandono escolar

Organizações lançam campanha pela redução do abandono escolar

Com a mensagem “A escola é sempre o melhor caminho”, a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação, a Reduca, iniciou, nos 14 países membros do grupo, uma campanha de mobilização pela universalização do acesso e permanência das crianças e jovens na escola.

De acordo com dados do Unicef e da Unesco, em 2008, dos 117 milhões de crianças e jovens com idade escolar na América Latina e no Caribe, 6,5 milhões não frequentavam a escola.

Os indicadores mostram que em toda a América Latina e Caribe, a população mais vulnerável socioeconomicamente é a que mais sofre com a falta de acesso e que mais abandona a escola. “Os desafios em cada país são muito específicos e é preciso que as políticas públicas levem em consideração aspectos locais. No entanto, temos muita clareza de que o desenvolvimento sustentável de um país passa necessariamente pela escola. Melhorar a vida das pessoas passa pela escola. Por isso temos que garantir que todas as crianças e todos os jovens tenham acesso a uma escola de qualidade”, afirma Alejandra Meraz Velasco, superintendente do movimento Todos pela Educação, representante brasileiro e um dos idealizadores da Reduca, lançada em 2011.

A ideia central da campanha é alertar para a importância de incluir as crianças e os jovens que estão fora da escola e garantir condições para que permaneçam e concluam o ensino básico, tendo seu direito ao aprendizado e ao desenvolvimento como cidadãos plenamente atendido.

Desde 2014, com apoio da União Europeia, a Reduca promove campanhas de mobilização sobre temas comuns aos países membros da rede, e que também norteiam os demais trabalhos do grupo ao longo do ano.

Os materiais da campanha “A Escola é sempre o melhor caminho” estão disponíveis para download no site do TPE.

Observatório do Terceiro Setor

Fonte: JC Notícias