“O Professor como autor” é tema de Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação

“O Professor como autor” é tema de Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação

“O Professor como autor, de conhecimento, de diálogos, de histórias”, é o tema do terceiro Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) neste 2014, que acontece no dia 29 de maio, a partir das 19h, no auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina – Campinas/SP). O Prof. Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa, do Programa de Mestrado em Educação Sociocomunitária da UNISAL, será o conferencista da noite.

A entrada é gratuita, com vagas limitadas que devem ser antecipadamente reservadas pelo telefone (19)3794.3512 ou pelo e-mail compromissocampinas@feac.org.br

A valorização do professor é a bandeira de 2014 do Compromisso Campinas pela Educação. Os Encontros Mensais e outras atividades do CCE para este ano estão especialmente voltados para este tema, identificado em enquete pública no final de 2013.

O Prof. Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa assinala que, nos dias atuais, o professor “é mais vitalmente necessário do que em qualquer outra época”. Para ele, o professor tem um papel fundamental, na sociedade contemporânea, “para organizar o conhecimento; propiciar diálogos; despertar o desejo de aprender e a alegria de pensar”.

Do mesmo modo, Severino acredita que o professor é essencial “para religar inteligência e sensibilidade; para possibilitar experiências de autoria e criação de sentido”. O professor, destaca Severino Antônio, “ensina a organizar as informações, a elaborar conhecimento, a desenvolver a capacidade de pensamento e de diálogo”. E “pode também despertar o desejo de aprender e a alegria de pensar”, complementa.

O Prof. Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa cursou Letras em São Paulo e, mais tarde, Mestrado e Doutorado em Educação na UNICAMP. Há 40 anos trabalha com ensino de Redação e Leitura, Literatura, Filosofia, e também com formação de professores. Tem ministrado palestras e cursos em muitos lugares do Brasil, sobre a questão do desenvolvimento da capacidade de criação no escrever, no ler, no pensar. Professor do Programa de Mestrado em Educação Sociocomunitária da UNISAL-SP, trabalha principalmente com áreas como educação, linguagem, poesia e utopia. Já orientou mais de 60 Dissertações de Mestrado e participou de cerca de duas centenas de bancas de Mestrado e Doutorado.

É autor de diversos livros, como “Constelações – uma escuta poética da infância” (Editora Adonis, 2013); “Uma pedagogia poética para as crianças”, com Katia Tavares (Editora Adonis, 2013); “Poetizar o pedagógico” (Biscalchin Editor, 2013); “Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento” (Editora Paulus, 2009); e “Escrever é desvendar o mundo”, 22ª edição (Editora Papirus, 2012).