Novos estudos com panorama da educação em Campinas serão divulgados dia 10 de novembro

Traçar um panorama do estado atual e das perspectivas para a educação em Campinas. Este é o propósito dos estudos inéditos que serão divulgados na manhã do dia 10 de novembro, terça-feira, em evento da 6ª Semana da Educação de Campinas, pelo Observatório da Educação, vinculado ao Compromisso Campinas pela Educação (CCE).

A 6ª Semana da Educação de Campinas é uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). Até o dia 13 de novembro, sexta-feira, serão 15 eventos, para diferentes públicos, em diversos espaços, em torno da bandeira Valorização da Escola. A 6ª Semana da Educação de Campinas, a ser aberta nesta segunda-feira, 09 de novembro, às 18h30, com conferência da socióloga Maria Alice (Neca) Setubal no Teatro Brasil Kirin do Iguatemi Campinas, terá em todos os eventos intérprete de Libras para atender necessidades específicas de deficientes auditivos.

Novos estudos – Criado em 2013, o Observatório da Educação foi pensado justamente para propor, produzir, divulgar e disponibilizar estudos educacionais diversos, preferencialmente relacionados ao município de Campinas.

Esses estudos são discutidos e aprovados por um Comitê Deliberativo, composto por representantes de algumas das mais importantes instituições educacionais brasileiras, como Unicamp, PUC-Campinas, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No dia 10 de novembro, terça-feira, às 9h, o auditório da Fundação FEAC (rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Vila Brandina, Campinas/SP) recebe o evento “Observando Campinas – Novos estudos do Observatório da Educação”. Serão apresentados estudos sobre o cenário educacional de Campinas, com a participação dos seus autores, o professor Dr.Dalton Francisco de Andrade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e da pesquisadora Dra.Stella Silva Telles, da Unicamp – ambos membros do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação.

Os três estudos de autoria do professor Dr.Dalton de Andrade, da UFSC, são: “Análise estatística do desempenho dos alunos de Campinas-SP em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática no ENEM para os anos de 2009 a 2013”; “Análise do desempenho das escolas públicas de Campinas com base nos dados da Prova Brasil 2013”; e “Absenteísmo dos professores da rede pública de Campinas”.

O quarto estudo que será divulgado, da pesquisadora Dra.Stella Silva Telles, versa sobre “O que pensam os professores da educação básica de Campinas sobre a aprendizagem dos alunos: evidências da Prova Brasil 2013”.

No conjunto são quatro estudos, portanto, que permitirão uma diversidade de olhares sobre o cenário e perspectivas da educação pública básica em Campinas, com a reunião de vários subsídios para os formuladores e executores de políticas públicas no setor.

O evento terá a mediação da professora Dra.Maria Inês Fini, coordenadora do mesmo Comitê Deliberativo. Após as apresentações dos estudos, haverá debate com os representantes da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e das Diretorias Regionais de Ensino, Leste e Oeste. O evento é gratuito e aberto ao público, com vagas preenchidas por ordem de chegada.
Eventos na tarde de 10 de novembro – No dia 10 de novembro, às 14h, no auditório da FEAC, será realizada a oficina “Arte e corpo na educação: caminhos para a valorização da escola”, com Márcia Strazzacappa. A oficina prática visa proporcionar aos participantes, atividades de sensibilização e criação corporal por meio da exploração de movimentos e sons.

Márcia Strazzacappa é atriz, bailarina, pesquisadora, pedagoga e bacharel em Dança pela Unicamp, mestre em Educação pela Unicamp e doutora em Artes – Estudos Teatrais e Coreográficos pela Universidade de Paris VIII/França. É professora da Faculdade de Educação da Unicamp.

Também no dia 10 de novembro, às 14h, no Núcleo de Ação Educativa Descentralizado Leste – NAED Leste (rua Padre Domingos Guianini, 276, Parque Altos do Taquaral – Campinas/SP), será promovido o evento “Brincar na primeira infância: ensina, aproxima e encanta!”, com a participação de Suzana Montauriol e Eliana Aparecida Pires da Costa. Suzana Montauriol é pedagoga, psicopedagoga, escritora, poeta, dramaturga infantil e produtora cultural, tendo atuado junto à Fundação Nacional dos Contadores de Histórias e TVE, no Rio de Janeiro. Eliana Aparecida Pires da Costa é graduada em Ciências Sociais e Pedagogia e supervisora educacional da rede municipal de ensino de Campinas. Os eventos na tarde e noite do dia 10 de novembro, terça-feira, também são gratuitos e abertos ao público, com vagas preenchidas por ordem de chegada.

Tião Rocha na noite de 10 de novembro – No dia 10 de novembro, às 19h, o Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (Avenida Anchieta, 200 – Centro) vai sediar o evento “Debaixo de um pé de manga: bate papo com Tião Rocha”. Um dos grandes nomes das discussões educacionais brasileiras atuais, o educador mineiro Tião Rocha é fundador e diretor do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), de Belo Horizonte (MG). Antropólogo de formação, ex-professor universitário, Tião Rocha é presidente do CPCD e do Banco de Êxitos S/A.

Patrocinadores e apoiadores – Os patrocinadores da 6ª Semana da Educação de Campinas são Grupo DPaschoal, Graber e Iguatemi Campinas. A Semana tem o apoio da Prefeitura de Campinas (pela Secretaria Municipal de Educação), do Governo do Estado de São Paulo, do movimento nacional Todos Pela Educação, SESI, Fundação Educar DPaschoal e Hotel Vitória.

São parceiros divulgadores da 6ª Semana da Educação de Campinas: Clear Channel, Educativa FM, EPTV Campinas, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Grupo RAC, Portal Campinas.com.br, Shopping Iguatemi Campinas, Rádio Brasil Campinas, TV Câmara Campinas e TVB Record. Estes veículos gentilmente exibem e divulgam peças da campanha publicitária que é composta por vídeo, spot de rádio, cartazes, folders, panfletos, outdoors, anúncios de jornal/revista e banners, além de mídias para ambientes online.

Compromisso Campinas pela Educação – O Compromisso Campinas pela Educação foi lançado em 2007, sob liderança da Fundação FEAC, com o propósito de mobilizar a sociedade civil a fim de chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas (SP).

A programação completa da edição 2015 da Semana da Educação de Campinas está disponível em www.semanadaeducacao.org.br

Informações: (19)3794.3512/3515 ou [email protected]