No dia da Educação, 28 de abril, CCE promove Encontro Mensal sobre o PME

No dia da Educação, 28 de abril, CCE promove Encontro Mensal sobre o PME

No dia em que se comemora o Dia da Educação, 28 de abril, o Plano Municipal de Educação de Campinas (PME) e os desafios para sua implementação estarão em pauta no Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), que acontece na próxima quinta-feira, às 19h, no auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas-SP).

O evento, gratuito e aberto ao público, é uma oportunidade para que a população interessada pelo assunto fique por dentro do PME e de todo o processo que está em curso para o cumprimento das 22 metas estipuladas no documento, que foi promulgado no dia 24 de junho de 2015 e tem validade de dez anos.

A edição de abril do Encontro Mensal do CCE contará com a presença de Marialba da Glória Garcia Carneiro, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) e que estará também representando o Ministério da Educação. Ela abordará a importância da articulação do trabalho entre União, Estado e Municípios para o cumprimento das metas de cada Plano, além de ressaltar que o PME é de responsabilidade de todo o município, e não apenas do poder público, representado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Além disso, Marialba fará uma reflexão sobre as dificuldades de alinhamento dos Planos Municipais paulistas com o Plano Estadual, já que o mesmo ainda não foi aprovado. Ela ainda trará para discussão o desafio do financiamento da Educação para que as metas dos Planos sejam cumpridas, frente à crise econômica instalada no país, que envolve questões como a queda do Produto Interno Bruto (PIB) e da arrecadação dos municípios, e a interrupção do início da exploração do pré-sal, fatos que irão comprometer a execução dos Planos de Educação.

Debate

Após a exposição de Marialba Carneiro, haverá ainda uma mesa de debates sobre as questões abordadas, com mediação de Francisco Carbonari, presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e membro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação do CCE.

Participam ainda da discussão representantes do poder público, entre eles Luiz Marighetti e Regina Celi, membros da equipe técnica de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do PME da Secretaria Municipal de Educação Campinas, além do dirigente da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, Antonio Admir Schiavo, representando a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O Plano Municipal de Educação Campinas é o assunto que norteará as ações do CCE ao longo de 2016 e também é o foco de futuros estudos a serem elaborados por meio do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação do Compromisso.

PME

O Plano Municipal de Educação (PME) foi sancionado no dia 24 de junho de 2015 e publicado no Diário Oficial do Município no dia 25 de junho. Com validade para dez anos, o documento é constituído por 22 metas que nortearão as ações voltadas para as redes municipal, estadual e privada além de universidades e Sistema S – instituições ligadas ao setor privado, como Sesi e Senai.

As diretrizes do PME deverão ter acompanhamentos periódicos e serem revistas, caso necessário, com o intuito de garantir a aplicabilidade do Plano. Esses monitoramentos devem ser realizados oficialmente pelo Conselho Municipal de Educação (CME), Fórum Municipal de Educação (FME) e Secretaria Municipal de Educação (SME), além do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar. A divulgação desse acompanhamento está prevista para ocorrer ao longo do período de vigência do Plano.
Informações: (19) 3794 3512 ou [email protected]