Neca Setubal fará abertura da 6ª Semana da Educação de Campinas

Neca Setubal fará abertura da 6ª Semana da Educação de Campinas

Um dos grandes nomes das discussões educacionais no país, a socióloga Maria Alice (Neca) Setubal fará a abertura no dia 9 de novembro, segunda-feira, às 18h30, no Teatro Brasil Kirin do Iguatemi Campinas, da 6ª Semana da Educação de Campinas. Até o dia 13 de novembro, sexta-feira, serão 15 eventos, para diferentes públicos, em diversos espaços, em torno da bandeira Valorização da Escola. A 6ª Semana da Educação de Campinas é uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE).

A Semana da Educação de Campinas faz parte do calendário oficial da cidade, conforme a lei número 14.045 de 7 de abril de 2011 aprovada pela Câmara Municipal. Mais uma vez será a oportunidade para uma profunda reflexão sobre o estado atual e o futuro da educação pública em Campinas, em função da divulgação de novos estudos sobre o cenário educacional local e da presença, como conferencistas e debatedores, de alguns dos mais importantes pensadores da educação no país.

Fórum de debates – O superintendente-executivo da Fundação FEAC, Arnaldo Rezende, assinala que, de fato, a 6ª Semana da Educação de Campinas representará a consolidação de um grande fórum de discussão sobre a educação pública na cidade.

Nos eventos abertos ao público, as vagas, limitadas, serão preenchidas por ordem de chegada. Serão concedidos certificados de participação, que serão encaminhados após a Semana para os interessados. Apenas dois dos 15 eventos são reservados a convidados.

Os patrocinadores da 6ª Semana da Educação de Campinas são Grupo DPaschoal, Graber e Iguatemi Campinas. A Semana tem o apoio da Prefeitura de Campinas (pela Secretaria Municipal de Educação), do Governo do Estado de São Paulo, do movimento nacional Todos Pela Educação, SESI, Fundação Educar DPaschoal e Hotel Vitória.

São parceiros divulgadores da 6ª Semana da Educação de Campinas: Clear Channel, Educativa FM, EPTV Campinas, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Grupo RAC, Portal Campinas.com.br, Shopping Iguatemi Campinas, Rádio Brasil Campinas, TV Câmara Campinas e TVB Record. Estes veículos gentilmente fazem a exibição e divulgação das peças da campanha publicitária que é composta por vídeo, spot de rádio, cartazes, folders, panfletos, outdoors, anúncios de jornal/revista e banners, além de mídias para ambientes online.

Em todos os eventos haverá intérprete de libras para atender necessidades específicas de deficientes auditivos.
Neca Setubal – Como aconteceu nas edições anteriores, foi convidada para a conferência de abertura da 6ª Semana da Educação de Campinas uma pessoa representativa do tema central em questão. “Escola, Cultura e Cidadania: a Escola como espaço de convivência, diálogo, renovação e criatividade” é o título da conferência de Neca Setubal, que vai abordar questões diretamente ligadas ao seu universo de atuação, como pesquisadora e atual presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Graduada em Sociologia, Neca Setubal é doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

Ela foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef e tem se destacado ao projetar o CENPEC que, c
riado em 1987, tem como objetivos o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e a incidência no debate público, e atua com escolas públicas, espaços educativos de caráter público e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades.

De tradicional família do ramo financeiro, Neca Setubal também é presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal.
Compromisso Campinas pela Educação (CCE) – Lançado em 2007, sob liderança da Fundação FEAC, o CCE tem como propósito mobilizar a sociedade civil a fim de chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas (SP).

A programação completa da edição 2015 da Semana da Educação está disponível em www.semanadaeducacao.org.br
Informações: (19)3794.3512/3515 ou [email protected]