Minha Família na Escola tem inscrições abertas a partir de 24 de agosto

Minha Família na Escola tem inscrições abertas a partir de 24 de agosto

 Na última semana, os alunos das escolas públicas de Campinas voltaram às salas de aula após o merecido descanso durante o mês de julho. Com as energias renovadas, é hora de toda comunidade escolar se concentrar nas atividades letivas do segundo semestre e também se preparar para participar da 6ª edição do Concurso Cultural de Redação Minha Família na Escola, uma iniciativa da Fundação FEAC no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) que terá as inscrições abertas a partir do dia 24 de agosto.

O concurso, já consagrado e aguardado por alunos,   professores, pais e diretores, tem como objetivo estimular alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental das escolas das redes municipal e estadual para se expressarem, via redação, sobre assuntos referentes à participação da família na vida escolar. Este ano, a questão norteadora para as redações a serem escritas é “Segundo minha família, por que a escola é importante para mim?”.

Na edição de 2015, o subtema está alinhado a “Valorização da Escola”, bandeira do movimento para o ano vigente. A expectativa é estimular os estudantes a conversarem com pais e familiares sobre a importância da escola na vida e cotidiano de todos. Nesse sentido, a temática do concurso valoriza a importância do vínculo entre família, escola, aluno e professor como uma das formas de promover maior eficácia no aprendizado.

O Minha Família na Escola é voltado aos alunos matriculados, em 2015, nos 5º e 9º anos do ensino fundamental de qualquer escola pública, municipal ou estadual, situada em Campinas/SP, além de escolas públicas vinculadas às Diretorias de Ensino de Campinas Leste e Oeste, situadas em Jaguariúna, Valinhos e Vinhedo.

Kits nas escolas

Para garantir a possibilidade de todas as escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual participarem do concurso, a equipe do CCE preparou e distribuiu, ainda em junho, kits de divulgação e inscrição que foram entregues às Diretorias de Ensino (DEs) e Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (NAEDs), e que por sua vez foram encaminhados às 220 unidades educacionais que possuem os 5º e o 9º anos do ensino fundamental.

O material contém peças para divulgação do concurso e a documentação necessária para a inscrição, a saber: 20 envelopes numerados com o termo de autorização, ficha de inscrição e folha oficial de redação. O período de inscrição para o concurso será de 24 de agosto a 04 de setembro de 2015.

A intenção do CCE, por meio do concurso, é que cada escola participante seja responsável por organizar ações que permitam a elaboração das redações pelos alunos interessados em participar da iniciativa, de acordo com seus respectivos calendários escolares.

Dentre todas as redações elaboradas pelos alunos, cada escola deverá selecionar até 20 textos, de acordo com os critérios que julgarem pertinentes. Cada unidade escolar será responsável pelas inscrições dos alunos interessados em participar do concurso.

As redações deverão ter entre 15 e 20 linhas e serem escritas de próprio punho pelo aluno. Primeiramente, uma Comissão Avaliadora analisará os textos a partir dos seguintes critérios: criatividade, coesão textual, adequação ao tema proposto e correção gramatical. Após a avaliação de todas as redações, serão selecionadas as dez (10) melhores redações de cada categoria, em um total de 60 redações finalistas, que serão encaminhadas à Comissão Julgadora, responsável por avaliar as redações seguindo os mesmos critérios adotados pela Comissão Avaliadora.

Ao fim desse processo, serão classificadas a 1ª (primeira), 2ª (segunda) e 3ª (terceira) colocadas de cada categoria. O período de avaliação das redações ocorrerá de 08 a 28 de setembro de 2015.

Serão premiados 18 alunos nas três primeiras colocações das seguintes categorias: 

1 – alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Campinas;

2 – alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Campinas;

3 – alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Leste;

4 – alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Leste;

5 – alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Oeste;

6 – alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Oeste.

O CCE deve divulgar os nomes dos alunos, professores orientadores e escolas vencedoras até o dia 1º de outubro. A cerimônia de premiação ocorrerá durante evento da 6ª Semana da Educação de Campinas, que acontecerá de 09 a 13 de novembro de 2015.

Premiação

Os vencedores do concurso serão premiados da seguinte forma: o 1º Colocado de cada categoria ganhará um notebook (modelo a ser definido) e publicação da redação em coletânea dos vencedores. Família, escola e professor dos 1ºs colocados também ganham: o prêmio para a família será um (01) vale-compras de hipermercados no valor de R$ 300,00; prêmio para o professor orientador, um (01) vale-presente de livraria no valor de R$ 400,00 e prêmio para escola, um kit multimídia: computador, impressora multifuncional, projetor multimídia e tela retrátil.

Para o 2º e 3º colocados, o prêmio para o aluno será um tablet e a publicação da redação em coletânea dos vencedores.

A coletânea reunirá 18 redações vencedoras e será lançada durante a solenidade de premiação dos alunos, suas famílias, professores orientadores e respectivas escolas.

Confira o regulamento completo do Minha Família na Escola aqui.

Informações: (19) 3794 3512