‘Minha Família na Escola’ e ‘Atitude Educação’: emoção e comemoração na Semana da Educação

Emoção e comemoração marcaram as solenidades do Concurso Cultural de Redação “Minha Família na Escola” e do Prêmio “Atitude Educação”, realizados pela Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE).

Ocorridas dentro da 7ª Semana da Educação de Campinas, as cerimônias tiveram como objetivo promover, incentivar e colaborar para a valorização da educação, reconhecendo alunos, professores e escolas.

A noite de premiação da 7ª edição do “Minha Família na Escola” revelou os 18 alunos vencedores numa festa que reuniu estudantes, familiares e comunidades escolares. Os concorrentes redigiram textos sobre o tema “Parceria família-escola: O que minha família pode fazer para apoiar o trabalho da escola?”.

O concurso premiou estudantes (e respectivas famílias, escolas e professores-orientadores dos primeiros colocados) dos 5º e 9º anos de escolas públicas municipais e estaduais de Campinas.

Na categoria escolas municipais, o 5º ano do ensino fundamental teve como primeiro colocado Vinicius Lopes Rosa (Emef Padre Domingos Zatti) e a aluna Sarah dos Santos Farias (Emef/EJA Osiel Alves Pereira) foi a vencedora do 9º ano do ensino fundamental.

Na modalidade escolas estaduais – regional Leste, o vencedor do 5º ano foi o aluno Pedro Henrique Ramalho Santos da EE Artur Segurado. O 9º ano do ensino fundamental da mesma Diretoria de Ensino Campinas Leste teve como vencedora a estudante Rachel Cruvinel Carvalho da EE Prof. Aníbal de Freitas.

Pela Regional Oeste foram vencedores Cauã Henrique B. de Assis do 5º ano da EE Monsenhor Dr. Emílio José Salim e Alice Silva Pestana do 9º ano da EE Prof. Pedro Salvetti Netto. Outros 12 estudantes ocuparam segundos e terceiros lugares e foram também premiados.

Entre os vencedores, destaque para o aluno Kaique de Almeida Martins, de 11 anos, segundo lugar na categoria 5º ano municipal. O estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio de Mesquita Filho, é surdo e estuda em sala bilíngue, aprendendo por meio de libras. “Fiquei muito feliz de participar e de ganhar. Todos na minha família são surdos e aprendi desde cedo a importância do aprendizado e da igualdade. Este prêmio é uma conquista”, enfatizou.

Outra premiada foi a aluna do 9º ano da EMEF Oziel Alves Pereira, Sara dos Santos Farias, que ficou com o primeiro lugar. “Demorei para desenvolver esse dom de escrever e conquistar este prêmio é o reconhecimento de tanto esforço e dedicação. Não poderia estar mais feliz”, falou. Para o diretor, Aziz Ramos, ter uma aluna vencedora foi uma conquista maravilhosa. “Esse prêmio é fruto de um trabalho de leitura permanente feito na escola. Temos um jornal e isso amplia o olhar dos alunos”, resumiu.

Alice Silva Pestana, primeiro lugar do 9º ano da Escola Estadual Pedro Salvetti Netto, também não conteve a emoção. “Nem sei o que falar, estou muito emocionada. Sempre gostei de ler e escrever, de Português, de redação e com a ajuda da minha professora conquistei esse prêmio. É muita emoção!”, falou.

Na solenidade de premiação do “Minha Família na Escola”, alunos, famílias, professores e escolas foram vencedores. Os primeiros colocados receberam um notebook (aluno); vale compras de hipermercado (família); vale-presente de livraria (professor-orientador); e kit multimídia: computador, impressora multifuncional, projetor multimídia e tela retrátil (escola). Os alunos que ficaram em segundo e terceiros lugares ganharam tablets.

Além disso, as 18 redações vencedoras do 7º Concurso Minha Família na Escola foram publicadas em uma coletânea. A publicação lançada na festa de premiação contou com um momento especialmente reservado para autógrafos dos alunos vencedores.

Prêmio Atitude Educação

Outra noite de festa foi a premiação da 3ª edição do “Atitude Educação”, que reuniu no espaço Vert Eventos diversos jovens protagonistas. Com o objetivo de reconhecer coletivos de alunos que desenvolveram projetos que contribuam para a solução de situações/problemas reais de sua escola ou comunidade, ou ainda, que colaborem na aprendizagem dos alunos visando a melhoria da qualidade da educação pública em Campinas, a iniciativa em 2016 foi voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes públicas municipal e estadual de Campinas.

Os alunos participantes criaram vídeos de até três minutos a partir do tema “Alunos Protagonistas. Que diferença vocês fazem?”. As unidades escolares vencedoras foram:

Rede Estadual de Ensino – Diretoria de Ensino Campinas Leste:
1º EE Professor Djalma Octaviano;
2º EE Professora Hercy de Moraes;
3º EE Barão de Ataliba Nogueira.

Rede Estadual de Ensino –Diretoria de Ensino Campinas Oeste:
1º EE Professora Laís Bertoni;
2º EE Professor Norberto de Souza Pinto;
3º EE Professora Glória Aparecida Viana.

Rede Municipal de Ensino:
1º EMEF Oziel Alves Pereira;
2º CEMEFEJA Sérgio Rossini;
3º EMEF Padre Padre Leão Vallerie.

As escolas, representantes do projeto vencedor por categoria, receberam R$ 10 mil a serem utilizados exclusivamente para o desenvolvimento da iniciativa e ainda um troféu que simboliza a conquista. Aos alunos autores do projeto vencedor, em 1ª colocação, foram emitidos certificados de participação.

Para a aluna Márcia Rafaela Trevisan, da Escola Estadual Professor Djalma Octaviano, de 16 anos, o primeiro lugar foi marcante. “Nosso professor de Filosofia nos apresentou o projeto e gostamos da ideia. A escola toda se uniu neste projeto porque valorizamos nossa escola. Com essa premiação vamos melhorar e modificar ainda mais coisas, fazer os jardins verticais que tanto queremos e outras ações para os alunos”, explicou. O diretor Juvenil Alves do Nascimento era só alegria. “Somos uma escola de ensino integral e valorizamos o protagonismo juvenil, formamos cidadãos autônomos, solidários e competentes. Essa premiação é uma prova que estamos no caminho certo. É maravilhoso!”, enfatizou.

A noite também contou com muita torcida dos jovens. A estudante Érica Oliveira Santos, representando a EMEF Oziel Alves Pereira, não segurou a emoção. “Demos o nosso melhor para chegar aqui. Falamos sobre o grêmio e poder ajudar a nossa escola é incrível”, resumiu. Já o diretor Aziz não aguentava a emoção. “Ontem, nossa aluna Sara foi premiada no Minha Família na Escola e hoje mais uma conquista. Isso é incrível. Nossos meninos são protagonistas da vida. Estou orgulhosíssimo”, pontuou.

“As duas premiações cumpriram o papel de valorizar a escola e o que acontece no ambiente escolar. Nossas expectativas se superaram com relação às participações. Foi um retorno muito positivo e dar voz a esses jovens, olhar para a família dentro da comunidade escolar é a intenção”, explicou a gerente do Departamento de Educação da Fundação FEAC, Cláudia Chebabi.

Os cinco projetos finalistas de cada uma das categorias integrarão o Banco de Atitudes. A ideia é divulgar as iniciativas de alunos protagonistas que contribuem para a melhoria da qualidade da educação.

Saiba mais sobre o Concurso Minha Família na Escola: http://compromissocampinas.org.br/concurso-minha-familia-na-escola-divulga-vencedores-da-edicao-2016/

Saiba mais sobre o Prêmio Atitude Educação: http://compromissocampinas.org.br/premio-atitude-educacao-ja-tem-seus-finalistas/