MEC visitou Campinas para conhecer ações de combate ao mosquito da dengue

MEC visitou Campinas para conhecer ações de combate ao mosquito da dengue

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=29755Um representante do Ministério da Educação (MEC) visitou nesta quinta-feira, 7 de abril, duas escolas da rede municipal de ensino, com o intuito de conferir de perto os trabalhos que estão sendo realizados pela Prefeitura no combate à dengue, zika e chikungunya. A ação foi realizada em todo país na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.

As visitas foram acompanhadas pela Secretária de Educação, Solange Villon, pela coordenadora do Comitê Gestor da Dengue em Campinas, Eliane Tortello, e por representantes da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, também parceiras no trabalho.

A primeira escola que recebeu o representante do MEC, Daniel Saverno, foi o Centro de Educação Infantil Maria Beatriz Carvalho Moreira, localizado na Vila Georgina. A unidade, que tem 300 alunos na educação infantil, com idade entre zero e 5 anos e 11 meses, apresentou uma pequena amostra do trabalho que vem sendo realizado.

Alunos e profissionais mostraram números de dança, teatro, e cantaram uma paródia. Os trabalhos pedagógicos realizados durante as aulas também foram expostos. “Nós acreditamos em uma Educação criativa e, por meio dela, ensinamos que o mosquito só é combatido se ele for eliminado. O que as crianças aprendem aqui, compartilham em casa”, comentou a diretora Fernanda Gameira Nogueira.

No período da tarde, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Bellochio, situada no Jardim Boa Esperança, receber a visita do MEC. Os estudantes apresentaram algumas experiências feitas por eles, como um “caça mosquito”, que nada mais é do que a criação de iscas, feitas com garrafa pet e uma peneira. Também mostraram uma maquete que aponta todas as áreas onde há risco de ploriferação do mosquito no entorno da escola.

Segundo Saverno, a ação realizada em Campinas ocorreu de forma simultânea às de outras cidades brasileiras. “Estamos averigando as ações que estão sendo feitas em todo o País e vamos reportar essas ações ao governo federal. Todo esse material será compilado e depois a informação será repassada”. Além das secretarias de Educação, as secretarias de Saúde também receberam a visita de profissionais do governo federal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas