Kits com as inscrições do concurso MFNE já  começam a chegar nas escolas públicas de Campinas

Kits com as inscrições do concurso MFNE já começam a chegar nas escolas públicas de Campinas

As escolas da rede pública de Campinas – municipal e estadual – já começaram a receber as fichas de inscrições, termos de autorização e regulamentos do Concurso Cultural de Redação “Minha Família na Escola” (MFNE). Esta é a segunda fase de divulgação do concurso, iniciada em maio, quando houve a distribuição do material publicitário para as unidades educacionais.

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, foram distribuídos os kits para os diretores das escolas estaduais sob responsabilidade da Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste. O dirigente regional de ensino da região Oeste, Antônio Admir Schiavo entregou os kits do MFNE aos representantes das unidades educacionais e ressaltou a importância da participação dos professores, pais e alunos.

“Vamos divulgar o concurso para as comunidades escolares de nossas unidades, pois essa iniciativa traz valorização para os profissionais da educação, alunos e pais, que se sentem prestigiados com a participação”, afirmou durante reunião em que ocorreu a entrega dos kits. A distribuição dos kits também será feita para as escolas da Diretoria Regional de Ensino Campinas Leste, além das unidades ligadas à Secretaria Municipal de Educação.

MFNE

O Concurso Cultural, em sua quinta edição, visa incentivar alunos matriculados nos 5º e 9º anos das escolas públicas de Campinas a se expressarem, via redação, sobre assuntos referentes à participação da família na vida escolar e assim provocar a reflexão sobre o tema entre familiares e também na comunidade escolar. Estudantes de escolas públicas vinculadas às Diretorias de Ensino Campinas Leste e Oeste, situadas nos Municípios de Jaguariúna, Valinhos e Vinhedo, também podem participar do concurso.

O Concurso Cultural de Redação “Minha Família na Escola” tem no seu nome o principal tema da iniciativa. No entanto, a edição 2014 traz também o subtema “Para minha família, por que meus professores são importantes?”. O subtema desta edição foi inspirado na bandeira do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) para 2014, ainda eleita em 2013, a partir de consulta pública realizada na 1ª semana de novembro do ano passado.

São seis categorias em disputa. Serão premiados os três primeiros alunos colocados em cada modalidade, ao lado do professor orientador do estudante, a sua escola e também sua família.

Aos primeiros colocados estão reservados notebooks para o aluno; vale-compras de R$300,00 para a família; tablet ao professor orientador; e kit multimídia para a escola. Já os autores das redações premiadas em segundo e terceiros lugares ganham um smartphone. Todos os estudantes vencedores terão suas redações publicadas em um livro espécie coletânea.

As escolas ficarão responsáveis por organizar ações que viabilizem a elaboração das redações, que na condição de concorrentes deverão ser entregues para os organizadores do concurso entre os dias 1º e 19 de setembro. As redações vencedoras serão anunciadas em 10 de outubro e a solenidade de premiação em reconhecimento aos alunos, suas escolas, familiares e professores será realizada na 5ª Semana da Educação de Campinas que ocorrerá de 03 a 07 de novembro.

O MFNE é uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do movimento Compromisso Campinas pela Educação (CCE) que lançado em 2007, sob liderança da Fundação FEAC, integra a carteira de projetos próprios do Escritório de Projetos da FEAC e visa mobilizar a sociedade civil a fim de chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas/SP.

Informações: (19) 3794-3512 ou www.compromissocampinas.org.br