Jornal da TV Câmara terá quadro fixo semanal sobre Educação a partir desta quarta (16)

Houve um tempo em que a maioria dos jornais, em especial os impressos, dedicavam espaços fixos para falar de educação. Não sobre eventuais denúncias de falta de estrutura de uma escola ou um suposto esquema para burlar um vestibular, mas sim informações das mais diversas sobre currículo, escolas, formação de professores, exames, planos pedagógicos, pesquisas sobre o universo de alunos, professores e funcionários das redes escolares, enfim, o universo da Educação como um todo. Garantir espaço para este universo é a proposta do quadro fixo “Educação”, capitaneado pelo jornalista Maikol Vancine, que estreia nesta quarta (16) no noticiário Câmara Notícia – com edição inédita às 17h30 e reprises logo após a sessão ordinária desta noite e às 9 e 11h30 de quinta.

“A ideia surgiu por meio da participação da Câmara em debate da 6ª Semana de Educação, promovida pelo Compromisso Campinas pela Educação (CCE) liderado pela FEAC, na qual uma das necessidades levantadas foi a de levar discussões e informações sobre educação para cada vez mais pessoas. Neste sentido, já assinamos em dezembro do ano passado uma parceria com a FEAC pela qual iremos realizar eventos da 7ª semana no Plenário e transmiti-los pela TV Câmara e, em paralelo, desenvolvemos este projeto de uma coluna semanal fixa sobre o tema no telejornal do canal Legislativo”, conta o vereador Rafa Zimbaldi (PP), presidente da Casa.

A coordenadora do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação do CCE, Maria Inês Fini, é uma das entrevistadas sobre a Base Nacional Comum Curricular, tema da coluna de estreia nesta quarta – e quinta-feira. Após sua exibição no jornal, o quadro também será exibido randomicamente na programação até a estreia da edição seguinte.

Vale lembrar que o Câmara Notícia – exibido de segunda a sexta no canal (UHF 61.3, canal 4 da NET e pelo www.campinas.sp.leg.br) – tem ainda outros quadros fixos-temáticos: nas segundas, o Giro Ambiental (com destaques sobre meio-ambiente), nas quintas o Olha o Esporte aí e, nas sextas, a Agenda Cultural. Excepcionalmente neste ano, também às segundas-feiras é apresentado o quadro “Você Sabia? Olimpíadas”.

Fonte e Imagem: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas