Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática terminam hoje para alunos das escolas públicas

Termina nesta terça-feira (31), o prazo para os estudantes das escolas públicas se inscreverem na 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Para os alunos de nível universitário as inscrições seguem até 2 de setembro. Clique aqui e faça sua inscrição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Podem se inscrever na competição alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o último da graduação. As provas serão divididas em três fases, para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A primeira será realizada em 17 de junho, a segunda em 16 de setembro e a última, que será dividida em duas etapas, nos dias 22 e 23 de outubro.

Já o nível universitário realiza a primeira etapa da prova em 16 de setembro e a segunda e última etapa nos dias 22 e 23 de outubro. Além de receberem medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil em competições internacionais de matemática.

Níveis de participação

A OBM será realizada em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. O nível 1 é voltado para alunos que estejam matriculados nos 6º ou 7º anos do ensino Fundamental quando da realização da Primeira Fase da OBM. O nível 2 para os alunos matriculados na 8º ou 9º anos ou que tenham concluído o Ensino Fundamental há menos de um ano e não tenham ingressado no Ensino Médio até a data da realização da Primeira Fase da OBM.

Participarão do nível 3 alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio há menos de um ano e que não tenham ingressado em curso de nível superior. O nível universitário é voltado para alunos matriculados em qualquer curso superior de graduação – alunos que tenham concluído o Ensino Médio e que ainda não tenham concluído qualquer curso superior, normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo