Inscrições abertas para o educação 360

Inscrições abertas para o educação 360

Já estão abertas as inscrições para o Educação 360, encontro internacional inédito promovido pelos jornais O GLOBO e “Extra”, em parceria com o Sesc e a prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio do Canal Futura. Nos dias 5 e 6 de setembro, das 9h às 19h, a Escola Sesc de Ensino Médio vai sediar uma verdadeira maratona com especialistas de diferentes áreas que fazem a diferença no campo da educação. A inscrição para o evento é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site www.educacao360.com.

– O projeto Educação 360 tem como objetivo evidenciar as diferentes práticas educacionais do país e do mundo, destacando alguns casos de sucesso. Será uma profunda reflexão para as instituições de ensino, órgãos governamentais, professores, acadêmicos e alunos – diz o diretor-geral da Infoglobo, Marcello Moraes. – A expectativa é que o projeto possa contribuir para melhorar a educação de nosso país, tanto na forma quanto no conteúdo.

A programação conta com conferências magnas, mesas plenárias e sessões temáticas, além de exposição de produtos e serviços educacionais e exibição de curtas-metragens produzidos pelo Canal Futura.

Grandes nomes do pensamento mundial confirmaram presença como conferencistas, como o filósofo francês Pierre Lévy, um dos pioneiros no estudo da cibercultura e do impacto das novas tecnologias de comunicação e informação sobre a sociedade e sobre o ensino. O antropólogo Edgar Morin, considerado um dos pensadores mais importantes dos séculos XX e XXI, também é uma das principais atrações do evento, ao lado da fundadora e líder da Fundação Humanitária Parikrma, a indiana Shukla Bose, e do presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares.

– O Inep é um órgão que procura dar à sociedade informações de dois resultados: a trajetória do aluno e o aprendizado – adianta Soares. – Então, em minha palestra, vou sublinhar e analisar a importância desses dois resultados na concretização do direito à educação.

Quatro mesas-redondas irão traçar um painel sobre a educação hoje. O educador José Pacheco e o neurocientista José Morais participarão da mesa-redonda que vai discutir as grandes tendências para a educação do futuro. E para debater a relação entre educação e mídia, foram convidados o apresentador Pedro Bial e a diretora do Canal Futura, Lúcia Araújo. O educador Tião Rocha, fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, é um dos convidados da mesa que vai discutir o modelo de educação com “alma brasileira”, assim como a filósofa Viviane Mosé e a educadora e gerente de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães. Para discutir o tema “educação e sociedade”, o evento contará com os pontos de vista do diretor do Programa de Liderança de Educação Urbana na Universidade de Columbia, Brian Perkins; da diretora da Fundação SM, Maria do Pilar; e da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

O evento, que é aberto ao público, também vai apresentar dezenas de experiências bem-sucedidas de escolas ou instituições e histórias de profissionais que conseguiram dar um novo rumo ao aprendizado local. Como a de Rafael Procópio, professor que criou o Matemática Rio, canal do YouTube com vídeos de matemática que já conta com 40 mil inscritos. Ou a da potiguar Débora Seabra, primeira professora com síndrome de Down a lecionar no Brasil. Há ainda relatos do secretário de Educação do estado do Ceará, Mauricio Holanda Maia, que irá contar como o município de Sobral conseguiu aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,0, em 2005, para 7,3, em 2011. Já Luis Carlos Guedes, ganhador do prêmio Faz Diferença 2013, irá falar sobre uma iniciativa no Pará que busca promover o desenvolvimento local sustentável.

A Escola Sesc de Ensino Médio fica na Av. Ayrton Senna 5677, Jacarepaguá.

Fonte: O Globo Digital