IBGE aponta que 245 mil jovens estão fora da escola em São Paulo

IBGE aponta que 245 mil jovens estão fora da escola em São Paulo

No Estado de São Paulo, 95,8% das crianças e jovens de 4 a 17 anos estão matriculados na escola, segundo estudo feito pelo movimento Todos pela Educação com dados do IBGE. É a maior taxa entre os Estados do país. A inclusão de todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola até este ano está prevista em emenda constitucional.

Mas um dado do estudo chama a atenção: das 355 mil pessoas fora da escola no Estado, 245 mil (69%) têm entre 15 e 17 anos.

Segundo Alejandra Meraz Velasco, superintendente do Todos pela Educação, a inclusão no ensino médio é um desafio. “O abandono escolar é grande nessa faixa etária. Há casos de gravidez, jovens que trabalham e, ainda, muitos chegam com defasagem de aprendizagem.”

Além disso, Alejandra afirma que é necessário reformular o ensino médio, para que se torne mais atraente para o jovem. “Ele não consegue traçar relação do que aprende na escola e o seu projeto de vida”, diz.

A Secretaria de Estado da Educação disse que expandiu o tempo integral e os programas de ampliação da jornada de estudos no ensino médio e destacou que, em 2014, havia 118 mil jovens matriculados a mais no ciclo que em 2013.

Fonte: Metro