Governo de SP vai reformular grêmios de escolas estaduais

Governo de SP vai reformular grêmios de escolas estaduais

Luiz Fernando Toledo – O Estado de S. Paulo

21 Dezembro 2015 | 03h 00
Mapeamento da Secretaria da Educação mostrou que entidades existem em 3,4 mil colégios, mas nem todas são atuantes

SÃO PAULO – Os grêmios estudantis das escolas estaduais começaram a ser reformulados neste ano em São Paulo, para que possam ampliar sua capacidade de atuação. A Secretaria Estadual da Educação (SEE) mapeou pela primeira vez os grêmios do Estado, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE). A pasta decidiu ainda ser mais ativa na construção desses grupos, passando a responsabilidade da estrutura à Coordenadora de Gestão da Educação Básica (CGEB).

A ideia é tornar as entidades mais atuantes, após constatação do MPE de que os grêmios não funcionavam e não tinham participação efetiva nas decisões nas escolas.

Prado (centro da foto) quer usar artistas contra drogas. Ele faz parte do Grêmio Estudantil da Escola Augusto de Oliveira Jordão

“Acompanhamos, em inquéritos civis, que há falta de grêmios estudantis nas escolas e, mesmo quando eles existem, não exercem a participação, a eleição democrática. Diante disso, solicitamos um diagnóstico da secretaria para aperfeiçoar a estrutura”, disse o promotor João Paulo Faustinoni, do Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc). Após a pesquisa, a SEE constatou que há 3,4 mil colégios com grêmios na rede, mas nem todos atuantes e com eleições.

Além da pesquisa, que ouviu as 5 mil escolas da rede entre maio e junho, a pasta organizou encontros com os grêmios já existentes e diretorias nas escolas. A estratégia é preparar professores e coordenadores para que auxiliem os alunos e garantam as eleições anuais nos grêmios. “Queremos que os alunos entendam que o grêmio não é o espaço que o diretor da escola dá se tiver. É um espaço de direito, que existe na legislação. Faz parte do projeto pedagógico da escola”, diz a responsável pela articulação com os grêmios na SEE, Sônia Maria Brancaglion.

Segundo ela, um levantamento do MPE com a pasta constatou que as escolas com maiores índices de violência não têm gestão participativa.

Pontapé. A escola Augusto de Oliveira Jordão, em Diadema, na Grande São Paulo, é uma das que entrarão nesta nova fase dos grêmios. As principais bandeiras do grupo Força Jovem, nome dado pelos alunos, serão a conscientização contra o uso de drogas e o bullying. Os planos para 2016 já começaram. “Pensamos em trazer artistas reconhecidos e que tiveram envolvimento com drogas para falar com os alunos”, explica o presidente do grêmio Rodrigo Prado, de 16 anos.

De acordo com ele, um dos principais problemas da escola são brigas entre alunos e desentendimentos com a coordenação. “Começamos a ouvir os dois lados, tentar o diálogo entre eles para minimizar esses problemas”, disse Prado.

Independentes. Sem um acompanhamento claro dos grêmios, muitos grupos foram criados de maneira independente, apoiados por entidades estudantis, como a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes). Durante a reorganização promovida pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), parte desses grupos tomou a frente das 196 ocupações dos colégios estaduais. Isso levou o governo estadual a acusar o protesto de político-partidário, já que entidades como a Umes têm ligações com o PCdoB e outros partidos.

Na Escola Brigadeiro Gavião Peixoto, em Perus, zona norte da capital, o grêmio não só liderou a ocupação durante 30 dias, como também tem reclamado da infraestrutura.“Estávamos há dois anos sem nenhum grêmio, então decidimos montá-lo”, disse a presidente do grupo, Vanessa Alves, de 16 anos. “Essa sala está sem porta, mas não fomos nós, não. Já estava assim”, disse ela a um funcionário da diretoria de ensino. A pasta garante que toda a unidade passará por manutenção.

Na escola Astrogildo Arruda, na Vila Carolina, zona norte de São Paulo, o grêmio também deu o tom da ocupação e dos protestos de rua. “Queríamos ter voz naquilo que é decidido”, disse o presidente da entidade, Bismarck Lucas, de 17 anos, do 3.º ano do ensino médio.

Fonte: educacao.estadao.com.br