Fórum das profissões orienta estudantes da região de Campinas

Campinas e Região – A ONG Grupo Primavera e o Precoltec Cursos Pré-Vestibulinho realizam o 9º Fórum de Profissões amanhã, das 13h às 17h, na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (Etecap), em Campinas.

Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente no local, onde serão realizadas palestras sobre as diferentes profissões técnicas e a realidade do mercado de trabalho, proferidas por educadores do Bentão, Cotil, Cotuca, Etecap, Etep e IFSP e profissionais que atuam e se destacam em vários segmentos econômicos, ligados às empresas Buchman Laboratórios, Ci&T, Petrobras e 3M.

A expectativa é que 2 mil jovens e adolescentes que se preparam para ingressar nos principais colégios técnicos da região de Campinas participem do Fórum, muitos deles acompanhados de seus familiares, como vem ocorrendo nos anos anteriores. Segundo Lilian Gibim, coordenadora do Preparando Adolescentes para o Colégio Técnico (Pacto), oferecido pelo Grupo Primavera, além de orientar sobre as profissões e o mercado, outra meta do evento é trazer a oportunidade real de profissionalização de adolescentes e jovens que se consideram de uma camada menos privilegiada da população e estudam em escolas públicas de Campinas.

Os 13 anos do Pacto

O próprio Pacto, curso oferecido gratuitamente a estudantes dos 8º e 9º anos das escolas públicas e moradores da região dos Amarais, existe há 13 anos e atrai cada vez mais interessados em se preparar para o vestibulinho dos concorridos colégios técnicos de Campinas e região. Nos últimos anos, esse curso da ONG tem alcançado uma média superior a 75% de aprovação nos exames.

Segundo Lilian Gibim muitos alunos do Pacto têm dificuldades para escolher a profissão técnica que pretendem cursar. “Ao longo do curso, trabalhamos com os adolescentes e jovens para que façam a melhor opção em relação à futura carreira técnica e a maioria opta em função da área de maior interesse, ao invés de observar o mercado de trabalho. Apesar da crise, continua-se a contratar os profissionais técnicos. Entre os cursos mais desejados estão o de Alimentos, do Cotuca, e o de Química, da Etecap.”

Milton Paes

Fonte: DCI