Fies abre inscrições dia 23 de fevereiro. Novas regras passam a valer a partir de 29 de março.

Fies abre inscrições dia 23 de fevereiro. Novas regras passam a valer a partir de 29 de março.

Interessados em participar do Sistema de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos. O Ministério da Educação (MEC) anunciou a que o sistema estará aberto para novos contratos entre os dias 23/2 e 30/4. Mas, somente os estudantes que fizerem a adesão até 29/3 não estarão sujeitos às mudanças feitas por meio de portaria no final do ano passado. Aqueles que aderirem a partir de 30/3 deverão ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter tirado zero na redação.

O Fies financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Podem requerer o financiamento alunos com renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos. A taxa de juros é de 3,4% ao ano, e os estudantes só começam a amortizar o financiamento 18 meses após encerrar o curso. O prazo para quitar a dívida é de três vezes o período financiado acrescido de doze meses. No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, o aluno tem 13 anos para amortizar o financiamento (3 x 4 anos do curso regular + 12 meses).

O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFies e informar seu número de cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento, um endereço eletrônico válido e cadastrar uma senha que será utilizada sempre que necessitar acessar o sistema.A seguir, o candidato receberá uma mensagem no email para a validação do cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

Após concluir sua inscrição no SisFies, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até dez dias. Para formalizar a contratação, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias após validação da inscrição pela CPSA.

Fonte: O Globo