Feira do Livro de Campinas conquista o público infanto-juvenil

Feira do Livro de Campinas conquista o público infanto-juvenil

Despertar novos leitores e valorizar a cultura de ler foi o grande trunfo da 1ª Feira Municipal do Livro de Campinas, realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, quinta-feira a sábado, das 8h às 20h, na Estação Cultura Prefeito Antonio da Costa Santos, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Nos três dias de Feira, 3,1 mil pessoas passaram pelo local. Deste total, 60% foram alunos de escola pública. A entrada foi gratuita.

A Feira reuniu 15 tendas com distribuidoras e livrarias, além de uma programação com diversas atrações, em vários horários, para um público eclético. O patrono da Feira Municipal do Livro de Campinas foi o linguista e escritor Joaquim Brasil Fontes Júnior.

“Conseguimos atingir o público de novos leitores e perceber que o livro é um elemento aglutinador. Alcançamos nosso objetivo que foi trazer o público escolar, o público de crianças e adolescentes, para curtir as atrações culturais e ter contato com escritores e livros”, afirma o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.

Um dos destaques foi a dupla de escritores Carolina Munhoz e Raphael Draccon, que conquistou o público com histórias fantásticas e que esteve na Feira Municipal do Livro de Campinas no sábado. Carolina levou o lançamento O Reino das Vozes que não se Calam e Draccon, o Cemitério de Dragões, que foram autografados. Todos os outros títulos da dupla estavam à venda na Feira do Livro.

Entre as apresentações, os pockets shows com grupos circenses da cidade, escritores e educadores contaram histórias de forma lúdica e criativa. Peças de teatro, curtas-metragens e palestras de vários temas também foram atrações na Feira. A ficção científica e a paixão pelo cinema de fantasia foram explorados em bate-papos e debates com aficionados pelo assunto.

Os membros das Academias de Letras de Campinas conversaram com o público. E autores independentes como Wania Milanez, João Proteti, Fernando Veiga, Poeta Toledo, Agostinho Medeiros, Raquel e Thiers Camargo Leite Júnior ficaram à disposição do público e levaram algumas das obras publicadas para serem comercializadas na Feira.

Fonte: Prefeitura de Campinas