Feac doa ao Macc quadros inspirados em texto escolar

Feac doa ao Macc quadros inspirados em texto escolar

Sarah Brito
Foto: César Rodrigues

A história foi imaginada e contada por uma criança, e interpretada por artistas campineiros. As melhores redações do 5º Concurso Cultural de “Redação Minha Família na Escola”, promovido pela Fundação Feac, viraram quadros pintados pelos artistas de Campinas e foram doados para o Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc), que os colocará para visitação no próximo ano.

A iniciativa é uma maneira de divulgar o concurso de redação e também valorizar os artistas plásticos locais, que aceitaram criar obras a partir das redações vencedoras do “Minha Família na Escola” de 2014. Foram 1,4 mil inscrições, e apenas as 19 melhores viraram quadros. Os alunos selecionados são da 5ª e 9ª séries de escolas municipais e estaduais e responderam no texto qual era a importância do papel do professor, para a família de cada um.

 “Temos um crescimento de adesões, e o trabalho é cada vez mais qualitativo. A gente percebe que há reflexão, há conversa dentro de casa. A relação da família vai se estruturando e ganhando massa crítica”, disse o superintendente da Feac, Arnaldo Rezende.

Para ele, a oportunidade de doar os quadros é importante para que a população tenha contato com o trabalho, considerado heterogêneo. “Os artistas tiveram total liberdade para trabalhar”, disse.

 Para criar as obras exclusivamente que compuseram a coletânea de redações vencedoras os artistas usaram técnicas como desenho, pintura, colagem, fotografia, aquarela, gravura e desenho digital.

 Entre os profissionais estão os artistas plásticos Adriana Duarte da Conceição, Giló Silvatti, Afrânio Montemurro, Ana Helena Grimaldi, Cláudia Silva, entre outros.

Para o diretor do Macc, Fernando Bittencourt, a doação é importante porque o museu ganha com o trabalho de artistas variados, engrossando o acervo. “Trabalhamos com arte contemporânea, então os quadros possuem a linguagem do museu. Sem contar que apoiamos projetos que unem literatura e artes plásticas. Nesse caso, não só o projeto ganha, mas o museu também”, disse.

Segundo Bittencourt, será feito um planejamento para que o material seja exposto no Macc no próximo ano, uma vez que a programação de exposições do museu para 2015 já está definida.

 O concurso “Minha Família na Escola” é voltado aos alunos matriculados, em 2015, no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de qualquer escola pública, municipal ou estadual, situada em Campinas, além de escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Leste e Oeste, situadas em Jaguariúna, Valinhos e Vinhedo.

Na edição de 2015, a pergunta norteadora da redação está alinhada ao tema “Valorização da Escola”, bandeira do movimento para o ano vigente.

Fonte: Correio Popular