Excelência com equidade: os desafios dos anos finais do ensino fundamental

Excelência com equidade: os desafios dos anos finais do ensino fundamental

O relatório preliminar do estudo “Excelência com equidade: os desafios dos anos finais do ensino fundamental”, feito pela Fundação Lemann, Itaú BBA e Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, traz o resultado do trabalho de campo realizado entre junho e agosto de 2015, quando foram visitadas escolas que, de acordo com os indicadores educacionais, haviam conseguido driblar os desafios do ensino público no país e produzir boa aprendizagem no Ensino Fundamental com alunos de baixo nível socioeconômico. O estudo, que faz parte da série “Excelência com Equidade”, apresenta as práticas identificadas em comum entre as escolas analisadas e que garantem o sucesso escolar dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental.

Uma versão completa do documento será publicada no primeiro semestre de 2016, com o intuito de detalhar os desafios e as soluções encontradas por escolas inseridas em contextos específicos – zonas urbanas ou rurais, municípios grandes ou pequenos, em redes mais ou menos estruturadas. Uma análise quantitativa sobre um universo ampliado de escolas também será publicada em 2017.

Excelencia_com_Equidade_Anos_Finais-1