Especialista fala sobre importância de iniciativas inovadoras na educação

Especialista fala sobre importância de iniciativas inovadoras na educação

Buscar alternativas lúdicas na hora de educar não é um desafio enfrentado apenas pelo professor, mas por toda a academia. Trazer o dia a dia das crianças para dentro da escola, além de importante para o desenvolvimento das crianças, tem se tornado um dilema entre educadores que cada vez mais disputam a atenção dos alunos com a internet, por exemplo.

— O projeto Melancimática conseguiu sair da sala de aula e foi parar nas redes sociais. Nossos alunos começaram a compartilhar imagens de melancias no Facebook, as alunas pintaram as unhas com as cores da fruta e de repente toda a escola entrou no clima — conta ainda surpresa a diretora da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, Lucilene Raquel Schmitt.

Para a doutoranda em Educação e professora do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Sandra Cristina Vanzuita da Silva, iniciativas como esta são constantemente discutidas na sala de aula em rodas de conversa entre os profissionais da área e fazem a diferença no aprendizado dos alunos.

— Aliar teoria e prática dentro da sala de aula e fazer isto de forma lúdica certamente é um desafio para a nossa classe. Envolver os alunos desperta a autonomia, desenvolve o poder de investigação e de associação deles, além de ajudar na fixação do conteúdo. Projetos que contemplam várias áreas de conhecimento facilitam o aprendizado. Se a educação não se adaptar ao cotidiano dos alunos, não vamos conseguir atingir o objetivo da educação — conclui a especialista.

Seja Jornalista por um Dia

Para incentivar projetos inovadores como o Melancimática, o Santa promove o concurso Seja Jornalista por um Dia. O objetivo é incentivar crianças regularmente matriculadas no ensino fundamental (1º ao 9º ano) no desenvolvimento de atividades relacionadas ao meio jornal e estimular o senso crítico dos alunos e seu interesse pela leitura, pesquisa e informação. Participe, as inscrições vão até o dia 15 de outubro.

Para mais informações, basta acessar: santa.com.br/sejajornalista.

Fonte: Diário Catarinense