Escolas reúnem pais e filhos em mega reunião neste sábado (23)

Escolas reúnem pais e filhos em mega reunião neste sábado (23)

Neste sábado (23), os alunos, pais e responsáveis vão juntos à escola. A ação faz parte do projeto “Um dia na escola do meu filho”, criado há cinco anos pela Educação e que mobiliza a cada semestre as 2,3 mil escolas do Programa Escola da Família da capital, região metropolitana e interior.

Com o apoio dos professores, eles terão a missão de criar estratégias para incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens, além de disseminar a prática em toda comunidade escolar. Além disso, o encontro marca a grande reunião com os mestres.

O tema de incentivo ao hábito de ler foi definido pelas escolas por ser indispensável à formação e compreensão de outras disciplinas do currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na rede estadual, as unidades oferecem espaços e acervo para a leitura de livros, jornais e revistas. Ao longo do ano, as escolas também organizam saraus, feiras literárias e até oficinas de criação de textos com a proposta de aproximar os estudantes e o mundo literário.

No encontro deste sábado, algumas escolas também vão aproveitar o espaço para conhecer mais os moradores e o entorno do bairro. A ideia é reunir, com ajuda dos alunos, informações sobre as famílias, lojas, igrejas e outras unidades de ensino. Os dados coletados nesse ‘censo’ vão ajudar na elaboração de atividades e programas realizados sempre aos fins de semana e aberto à toda comunidade local.

“Escolhemos a data do encontro em um sábado para que pais e responsáveis, que têm compromisso ao longo da semana, tenham a chance de conhecer com calma o ambiente escolar, converse com os professores e direção e tire dúvidas sobre o aprendizado dos seus filhos. A participação da comunidade na escola é de extrema importância e contribui de forma decisiva para a qualidade do ensino”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Oportunidades de aprendizado na rede

Livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional. É com toda essa gama de material que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos contam nas Salas de Leitura, um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar. Saiba mais aqui.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo