Escola especial será reconhecida pelo Legislativo

Escola especial será reconhecida pelo Legislativo

Alenita Ramirez

A Tiquira — Centro de Desenvolvimento Humano Ltda, em Campinas —, será homenageada pela Câmara pelo destaque no atendimento a deficientes intelectuais, transtornos do espectro autista ou globais do desenvolvimento. O título de honra ao mérito foi aprovado pelo Legislativo neste mês. A data para entrega do título ainda não foi definida.

A escola é de ensino básico, mas tem como público-alvo a educação especial. Ela existe há 25 anos e em 2012 passou a ser autorizada pela Secretaria de Estado da Educação para oferecer atendimento gratuito a autistas.

“Esse diploma é a certificação de um trabalho que é feito de forma íntegra e com muita dedicação de uma equipe especializada. É a primeira vez que receberemos um título como esse. É muito gratificante”, frisou a mantenedora da escola, Cristiane Pires Barbosa Morelli.

A escola atende 260 alunos com idades de cinco a 60 anos, sendo que, deste montante, 207 são alunos autistas e que têm entre cinco e 30 anos, além de acolher alunos de Campinas e região, desde que nas cidades vizinhas não haja escola básica credenciada.

São dois períodos, manhã e tarde, mas também existe o período integral para alunos que têm dificuldade em ficar em casa ou que a família não acolhe. Neste caso é feita uma avaliação para ver a necessidade do aluno passar o dia todo na escola.

“Não vemos com bons olhos o aluno ficar o tempo todo fora de casa. Ele também precisa de uma integração com a família, como o lazer por exemplo”, disse Cristiane.

A escola oferece atendimento na área de pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional.

“Existe um trabalho sócio educacional, de empregabilidade e de diversidade. Tem autista que já passou da idade escolar, mas precisa de uma inclusão escolar e no trabalho”, explicou. No caso da empregabilidade, Cristiane frisou que existem muitos alunos que já atuam no mercado de trabalho.

A Tiquira oferece educação infantil 1ª e 2ª fase e Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano. O acompanhamento pedagógico educacional ao autista ocorre de segunda a sexta, em período de quatro horas.

Serviço

Tiquira – Centro de Desenvolvimento Humano Ltda.
Rua Frei Antônio de Pádua, 1208/1215/1387 – Jardim Guanabara, Campinas
Telefone (19) 3242-4526.

Fonte: Grupo RAC de Comunicação