Encontro Mensal do CCE e lançamento do Prêmio Atitude Educação acontecem no dia 28 de maio

Encontro Mensal do CCE e lançamento do Prêmio Atitude Educação acontecem no dia 28 de maio

Unindo assuntos considerados primordiais e desafiadores na área educacional, o Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) do mês de maio traz o tema “Educação Integral: quando escola e comunidade assumem o mesmo desafio”. O evento mensal, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 28 de maio, quinta-feira, às 19h, no auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP). O momento será ainda mais especial com o lançamento da segunda edição do Prêmio Atitude Educação, que premiará escolas públicas das redes municipal e estadual de Campinas.

Para falar sobre a educação integral e a relação da escola e comunidade, a convidada da noite será a coordenadora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz, Agda Sardenberg. Ela é psicóloga, formada e licenciada pela USP, e especialista em psicologia escolar, com atuação há mais de dez anos na educação. Coordenou a implantação de projetos de assessoria das Secretarias de Educação em Recife/PE e Sorocaba/SP, na perspectiva do Bairro-escola e da Educação Integral. É autora de artigos relacionados a metodologias de ensino-aprendizagem no Bairro-escola, e coautora das tecnologias “Trilhas Educativas” e “Avaliação Contínua da Aprendizagem”, reconhecidas pelo MEC como potenciais para a promoção da qualidade da educação e consolidação do direito de aprender na perspectiva da Educação Integral e da articulação da escola com seu território.

Cidade Escola Aprendiz

A Associação Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada em 1997 na cidade de São Paulo/SP, que desenvolve programas e projetos em diversas regiões do país, pesquisando e compartilhando experiências em educação integral, aproximando iniciativas comunitárias e ações dos diferentes setores, produzindo e divulgando conteúdos de referência e instrumentais para apoio à gestão escolar, realizando formações para educadores e lideranças sociais, e buscando contribuir na modelagem e implementação de políticas públicas de educação.

A organização desenvolve o Bairro–escola, uma proposta de aprendizagem compartilhada que aproxima e articula escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público, visando promover condições para o desenvolvimento integral de indivíduos e territórios, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens.

O Bairro-escola foi reconhecido pelo UNICEF em 2004 como modelo de educação a ser replicado mundialmente. A partir disso, as metodologias desenvolvidas nas suas experiências passaram a ser sistematizadas com o objetivo de serem compartilhadas e disseminadas. Desde então, o Bairro-escola tem inspirado diversas iniciativas, sendo reconhecido e premiado por organizações nacionais e internacionais como a Fundação Banco do Brasil, o Ministério da Educação (MEC), a Universidade de Harvard e o WISE (World Innovation Summit for Education).

Prêmio Atitude Educação

Durante o Encontro Mensal do CCE de maio, será lançada a segunda edição do Prêmio Atitude Educação. Criado em 2014, como uma iniciativa inédita da Fundação FEAC, no âmbito do CCE, o Prêmio tem como objetivo valorizar, reconhecer e dar destaque para ações e iniciativas que vem sendo desenvolvidas para a melhoria da educação pública no município de Campinas.  Em 2014, o foco foi na atuação do educador. Já em 2015, o Atitude Educação, alinhado ao tema-chave do ano, a “Valorização da Escola”, premiará escolas públicas municipais e estaduais de Campinas.

O Encontro Mensal do CCE acontece na última quinta-feira de cada mês, é gratuito e aberto ao público, com preenchimento de vagas por ordem de chegada. Para quem demonstrar interesse, são disponibilizados certificados enviados posteriormente ao evento.

Informações: (19) 3794 3512.