Em parceria com Feac, Prefeitura lança livros para profissionais do SUAS

Em parceria com Feac, Prefeitura lança livros para profissionais do SUAS

A Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), em parceria com a Fundação FEAC, lança nesta terça-feira, 1º de dezembro, duas publicações para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Município. O primeiro lançamento ocorreu no Salão Vermelho, no período da manhã e, o outro, acontece às 16h, na Feac.

O livro “Parâmetros para o Trabalho Social com Famílias na Proteção Social Especial de Média Complexidade – Relato da Experiência de Campinas- SP” traz para os leitores uma proposta de metodologia de trabalho social com famílias nos serviços vinculados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), especialmente ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Segundo a Diretora do Departamento de Operações de Assistência Social (DOAS), Silvia Brito, a metodologia descrita no livro foi elaborada ao longo de 16 meses de trabalho conduzido pela professora Regina Célia Mioto junto aos trabalhadores que executam o PAEFI. “É um momento muito importante para o nosso município, uma vez que essa metodologia de trabalho fortalece o compromisso coletivo de todos os atores envolvidos em contribuir para ampliar o cuidado e a proteção das famílias atendidas nos serviços socioassistenciais”, explica a diretora Silvia.

A outra publicação lançada hoje tem o título “A Educação Popular no reordenamento institucional da Proteção Social Básica de Campinas” e foi desenvolvida também em parceria com Fundação FEAC com o Instituto Paulo Freire. O livro é fruto de um ciclo de formação que envolveu todos os profissionais da rede de proteção básica do município com nível superior que foi realizado durante o ano de 2014.

A publicação registra um importante momento do reordenamento institucional dos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em Campinas, com execução direta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF a partir de 2014, com a convocação de servidores públicos para a composição das equipes de referência dos CRAS.

Fonte e imagem: Prefeitura Municipal de Campinas