EE Prfº Francisco Ribeiro Sampaio realiza ações para aproximar famílias e debater sobre os conflitos escolares

EE Prfº Francisco Ribeiro Sampaio realiza ações para aproximar famílias e debater sobre os conflitos escolares

Com o objetivo de incentivar a participação dos pais na vida escolar dos alunos e combater os conflitos interpessoais em diferentes esferas da comunidade escolar, a Escola Estadual (EE) Profº Francisco Ribeiro Sampaio, integrante da 2ª edição do projeto FEAC na Escola, irá realizar eventos culturais nos dias 7, 10 e 11 de outubro com o envolvimento da comunidade escolar.

As atividades artísticas e culturais foram pensadas e planejadas a partir do projeto ‘A Escola que Sonhamos’, que tem como objetivo estimular a discussão entre educadores, alunos e pais sobre os valores universais, como cidadania, solidariedade, respeito, além de discutir os conflitos escolares, que envolvem o bullying e aspectos relacionados à diversidade de gênero, raça, credo e cultura.

Tudo isso foi tratado ao longo do ano em sala de aula com os alunos e em reuniões com pais e professores, segundo a professora coordenadora da escola, Adriana dos Reis Ignácio. “Todos os anos fazemos nosso planejamento pedagógico, e em 2016, com a parceria do projeto FEAC na Escola, quisemos fazer uma estratégia para que o trabalho fosse mais amplo, duradouro e que tenha continuidade ao longo dos próximos anos. Por isso, nosso projeto entrou no currículo”, afirmou.

Para colocar o projeto em prática e para que houvesse engajamento dos envolvidos, foram feitas reuniões onde ‘A Escola que Sonhamos’ foi apresentada aos pais. Além disso foram feitas formações com os professores; e os temas que abrangem o projeto foram tratados em sala de aula com os alunos desde o letramento até o ensino médio. “Os assuntos que compõem o projeto foram decididos a partir das demandas, necessidades e realidade da nossa comunidade escolar”, explicou Adriana.

Em todo esse processo de mudança, o FEAC na Escola esteve presente não só investindo recursos financeiros para a realização as atividades na unidade, mas também com o assessoramento técnico, provocando reflexões e o debate sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na escola. “Muito mais do que o apoio estrutural e financeiro, o FEAC na Escola provocou discussões para que a comunidade escolar definisse qual caminho tomar e as mudanças necessárias em nossa escola”, avaliou Adriana.

Para Leia Gasparino, assessora técnica do FEAC na Escola que acompanha a EE Francisco Ribeiro Sampaio, a escolha do valor respeito para ser trabalhado em todas as esferas das relações escolares permite muitas possibilidades de ações. “A convivência na escola sempre é pauta das discussões, pois dela emergem muitas possibilidades de intervenções pedagógicas, até as queixas dos entraves da aprendizagem. Por isso, o FEAC na Escola, dedica uma meta exclusiva para reflexão da temática”, explicou.

Programação

Na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, a escola realizará a apresentação de teatro Circo Além da Lona, destinada aos alunos. As apresentações acontecerão às 8h, 14h e 19h.

Para a próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, está prevista a apresentação musical com a presença de uma banda para os familiares e professores, com músicas de diversos compositores e bandas nacionais como Lenine, Djavan, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. O evento acontece às 19h30 na EE Profº Francisco Ribeiro Sampaio.

Na terça-feira, dia 11 outubro, será realizado o Festival de Primavera com o tema ‘Tudo bem ser diferente!’. O evento acontecerá durante o período de aulas, com apresentações de alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano); fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio, além de exposição das produções pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano. Na ocasião, serão distribuídas camisetas com o tema.