Educadores da Emdec visitarão escolas municipais na volta às aulas

Educadores da Emdec visitarão escolas municipais na volta às aulas

Agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) levarão ações educativas a escolas municipais a partir desta segunda-feira, 6 de fevereiro, no contexto da Operação Volta às Aulas.

De segunda até sexta-feira, equipes de três a quatro funcionários abordarão pais de alunos junto a cinco instituições, com entrega de impressos que trazem orientações de segurança para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e usuários de ônibus, além de promover a acessibilidade no município.

Os profissionais também vão indicar, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, o acesso à Cartilha do Transporte Escolar 2017, que lista os pré-requisitos para a prestação do serviço. O material explica como contratar os transportadores.

Paralelamente, a Emdec articulará nas escolas a realização de dois programas educativos em datas futuras:

– “A gente aprende. Agente ensina”, no qual agentes da mobilidade urbana visitam instituições de ensino para orientações sobre cidadania, educação e segurança no trânsito, com minipalestras nas salas de aula

– “Teatro de fantoches”, destinado a alunos da Educação Infantil e Educação Fundamental I. Na apresentação, os educadores abordam conceitos como segurança no trânsito, acessibilidade e mobilidade urbana. Em seguida, falam com as crianças, tirando dúvidas e aprofundando temas ligados à circulação nas cidades.

“A Emdec realiza ações educativas com diversos públicos em seus programas de educação para a mobilidade”, destaca o secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. “Além dos projetos de engenharia de tráfego e melhorias na sinalização que estamos implantando, procuramos fundamentalmente conscientizar todos os usuários das vias públicas, desde as primeiras faixas etárias, para cumprimento da legislação vigente e uso harmonioso das vias públicas, evitando acidentes”, completa.

Na Operação Volta às Aulas, há 40 agentes da Emdec em campo nos horários de entrada e saída de unidades educacionais, no início da manhã, meio do dia e final da tarde. Eles fazem o monitoramento do trânsito, com operações de reserva de vagas, travessia e embarque / desembarque, além da coibição da parada em fila dupla e do fechamento de cruzamentos.

Já as ações educativas serão trabalhadas a partir desta segunda-feira em cinco escolas municipais de ensino fundamental: Maria Pavanatti Favaro (segunda-feira, 6/02, entre 11h20 e 13h30), Professora Sylvia Simões Magro (terça-feira, 7/02, entre 11h20 e 13h30), João Alves dos Santos (quarta-feira, 8/02, entre 14h45 e 16h00), Professor Vicente Rao (quinta-feira, 9/02, entre 12h e 13h) e Professora Geny Rodrigues (sexta-feira, 10/02, entre 11h20 e 13h).

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas