Educação dá início aos Concertos Didáticos para alunos da rede municipal

Educação dá início aos Concertos Didáticos para alunos da rede municipal

Um teatro, uma orquestra sinfônica e um público diferenciado: crianças, com idades entre 3 e 6 anos. O resultado? Um misto de emoções, sensações e novas experiências. E assim começou a manhã de terça-feira, 27 de maio, de quase mil crianças, das escolas da rede municipal de ensino. Muitas dessas crianças foram, pela primeira vez, ao Teatro Castro Mendes, assistir um concerto didático criado exclusivamente para elas. A programação segue até sexta-feira, sempre das 9h ao 12h. Os alunos foram prestigiados pela primeira dama, Sandra Ciocci, que agradeceu a presença de todos.

Sob a batuta do maestro Fábio Prado, os músicos da Orquestra Sinfônica, levaram as crianças a uma viagem a música clássica. No início do concerto, logo ao som das primeiras notas, o que se percebia eram os olhinhos brilhantes e atentos, na expectativa do que viria em seguida. Aos poucos, eles foram se soltando, e conforme as músicas eram apresentadas, os movimentos corporais aumentavam. O entusiasmo era tanto, que, no meio do espetáculo, o que se via eram mãozinhas para cima e pezinhos balançando nas cadeiras. Alguns até se arriscavam a imitar o maestro.

Durante quase uma hora, as crianças conheceram um pouco sobre cada instrumento que compõem uma orquestra, a diferença entre os sons, e apreciou obras de Prado, Vivaldi, Willians e Mancini, por exemplo. No repertório, músicas que fazem parte da realidade do mundo infantil como: Looney Tunes, Pantera Cor de Rosa, Romeo, entre outros.

Para auxiliar nesta viagem, o maestro se apresentou com uma gravata do personagem Batman, o que levou a meninada aos risos. “Esta é uma oportunidade para levar os alunos ao teatro, colocá-los em contato com uma orquestra, introduzi-los a música clássica, oportunizar o crescimento intelectual. E quem sabe podemos estar incentivando um futuro instrumentista”, disse a coordenadora do projeto, Rosângela Figueiredo.

Os Concertos Didáticos é uma programação voltada para os alunos da rede municipal. Nesta primeira fase serão contemplados 4 mil alunos da Educação Infantil. Para o segundo semestre está prevista a apresentação para os estudantes do Ensino Fundamental.

Serviço

Dias: 28, 29 e 30 de maio

Local: Teatro José de Castro Mendes

Horário: 9h às 12h

Público:
alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino.

Fonte: Prefeitura de Campinas