Educação Alimentar é debatida pela rede municipal de ensino

Educação Alimentar é debatida pela rede municipal de ensino

A ‘V Mostra de Educação Escolar’ realizada na última quinta-feira, 16 de outubro, pela Coordenadoria de Nutrição (Conutri), da Secretaria Municipal de Educação, trouxe como discussão a Gastronomia Infantil, por meio de uma palestra ministrada pelo chef de cozinha e professor Leandro Mourtada, do Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Ele compartilhou suas experiências nas aulas de culinária voltadas para alunos com idade entre 8 e 15 anos.

O evento, que marcou o Dia Mundial da Alimentação Saudável, contou também com a socialização de projetos que envolvem a culinária infantil, o cultivo e consumo de produtos orgânicos e a formação de hábitos alimentares saudáveis pelos alunos da rede municipal de ensino.

A ‘V Mostra de Educação Alimentar’ foi realizada no Auditório “Monsenhor Salim”, da PUC- Campinas, localizado no Campus II. “O evento foi muito importante, pois coroou as boas práticas que as escolas desenvolvem sobre o tema alimentação escolar”, disse a diretora Pedagógica interina, Leila Orssolan Aboud.

Também estiveram presentes a coordenadora de Nutrição, Maria Conceição Oligario; a coordenadora do projeto, Vera Maria Gurgel do Amaral; a nutricionista Patricia Maria Negro da Silva e a diretora da Faculdade de Nutrição da PUC- Campinas, Rye Katsurayama Arrivillaga.

Além da palestra, escolas da Rede apresentaram suas propostas pedagógicas na área. O centros municipais de educação infantil (Cemei) Brasilia Byngton Egidio Martins e Maria da Glória Martins, além das escolas municipais de educação infantil (Emei) Professor Jorge Leme, Recanto das Crianças e Carlos Gomes falaram sobre as experiências obtidas por meio dos trabalhos desenvolvidos com os alunos com o tema ‘alimentação saudável’.

O evento teve, ainda, a participação das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Alexandre Sartori Faria, Mauro Marcondes, Léa Strachman Duchovni, Nair Valente, Herminia Ricci, Hilário Pereira Magro Júnior, Arthur Bernardes, Marcia Maria Xavier, Geny Rodrigues, Idalina Caldeira de Sousa Pereira, José Pires Neto. As unidades utilizaram banners para expor os trabalhos sobre alimentação infantil.

“Foi um sucesso, uma troca de experiências entre as escolas, trazendo incentivo aos trabalhos de educação alimentar e hortas escolares”, comentou a nutricionista Vera Gurgel.

Fonte: Prefeitura de Campinas