Controle Social é tema do Encontro Mensal do CCE no dia 19 de maio

Controle Social é tema do Encontro Mensal do CCE no dia 19 de maio

“Controle Social e o monitoramento do Plano Municipal de Educação” é o tema que será abordado no Encontro Mensal do mês de maio que o Compromisso Campinas pela Educação (CCE) promove na próxima quinta-feira, às 19h, na Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas-SP).

O evento, gratuito e aberto ao público, terá a presença do coordenador-geral de Cooperação Federativa e Controle Social da Controladoria Geral da União (CGU), Marcelo de Brito Vidal, que abordará o Controle Social, que é um instrumento democrático de participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos. É por meio do Controle Social que os cidadãos colocam a vontade social como fator de criação de metas a serem alcançadas no âmbito de políticas públicas.

Em seguida, o coordenador do Fórum Municipal de Educação e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Antonio Sertório, fará uma breve apresentação dos órgãos de controle social ligados à educação atualmente vigentes em Campinas. Posteriormente será promovida uma mesa de debates e reflexão onde será evidenciada a atuação desses grupos dedicados ao Plano Municipal de Educação.

Durante a discussão, haverá ainda a participação de representantes dos órgãos fiscalizadores do Plano Municipal de Educação (PME) de Campinas, como o Fórum Municipal de Educação; Conselho Municipal de Educação; Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Tutelar; Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público.

A mediação da discussão será conduzida por Ismael Bravo, membro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação do Compromisso Campinas pela Educação e assessor e consultor em políticas de educação e sistemas educativos no setor público e privado.

Em abril, o Encontro Mensal do CCE abordou aspectos da implementação do Plano Municipal de Educação. Já a edição de maio vai trabalhar pontos relacionados ao monitoramento do PME.

O Plano Municipal de Educação de Campinas é o assunto que norteará os Encontros Mensais do CCE ao longo de 2016, assim como as demais ações promovidas neste ano pelo Compromisso Campinas pela Educação.

O evento é uma oportunidade para que a população se interesse e se aproprie do assunto e ainda compreenda a importância da participação cidadã no processo de acompanhamento da gestão das políticas públicas, em especial do PME.

Informações: (19) 3794 3512 ou [email protected]