Comitê de educação integral da RMC faz balanço de atividades

Comitê de educação integral da RMC faz balanço de atividades

O Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas (RMC) realizou a última reunião ordinária do ano de 2014 na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, sem número, Centro –Campinas/SP).

O encontro foi marcado pela confraternização de representantes dos onze municípios que compõem o Comitê e contou com apresentações artísticas e culturais de escolas públicas. Também foi feito um balanço das atividades do Comitê em 2014.

Comitê – O Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC foi criado por meio da Resolução SME 09/2012, de 28 de junho de 2012, e agrega hoje onze municípios: Campinas, Capivari, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Valinhos, Vinhedo e Sumaré.

O colegiado surgiu quando Vinhedo, Hortolândia e Itatiba solicitaram participar do Comitê Municipal do Programa Mais Educação, que havia sido criado através da Resolução SME 18/2010, de 11 de novembro de 2010, que passou a ser referência para as cidades da região devido à visibilidade das ações desenvolvidas e efetiva atuação.

O objetivo principal do Comitê é a implementação da Gestão Colegiada em Rede na RMC, no contexto do Programa Mais Educação. Ao Comitê compete identificar e analisar as questões envolvendo operacionalização da Educação Integral e/ou do Programa Mais Educação nas Unidades Educacionais do Sistema Municipal de Educação de Campinas e demais cidades da RMC participantes, assessorando a Coordenação Central do Programa e sendo um agente facilitador da interface entre o MEC/SECAD, a SME/Coordenação do Programa, as gestões educacionais e Conselhos de Escola, Entidades, OGs e ONGs parceiras e as comunidades. As reuniões ocorrem mensalmente.

Mais Educação – O programa Mais Educação tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola e assim melhorar a qualidade de ensino. O programa é ligado ao Ministério da Educação e desde 2010 já apresenta resultados positivos e eficientes nas escolas em que é implantado.

As atividades do Mais Educação são variadas e definidas levando-se em conta a realidade dos alunos onde as escolas existem, envolvendo temas como educação, artes e esportes, como ginástica rítmica, vôlei, futsal, tecnologia da alfabetização, letramento em matemática, fanfarra, teatro, e estudos do meio.

Cada escola recebe a verba de acordo com critérios estabelecidos pelo Mais Educação, como por exemplo o número de alunos matriculados, de acordo com as atividades desenvolvidas. A verba é repassada às escolas anualmente.

Atuação – Durante o ano de 2014 o Comitê teve atuação intensa, com destaque para a Reunião Temática Conjunta com o Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo, que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, em maio último, e na qual participaram 458 pessoas de 77 Municípios do Estado de São Paulo.

Nesta reunião ocorreu a inclusão definitiva dos municípios de Santo Antônio de Posse e Valinhos no Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC e a aprovação da alteração do artigo 18 do Regimento do Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo, quando os mandatos passam a ser de dois anos com direito a uma recondução.

No Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC, de acordo com seu Regimento, os mandatos são de três anos, cabendo uma recondução. O mandato de Campinas se encerra em novembro de 2016, devendo outro município participante, mediante eleição, passar a coordenar o Colegiado.

O Comitê possui uma página no facebook:
https://www.facebook.com/pages/Comit%C3%AA-Metropolitano-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Integral-da-RMC/710680045711755