Centro de Educação Infantil na Vila Esperança atenderá trezentas crianças

Centro de Educação Infantil na Vila Esperança atenderá trezentas crianças

O prefeito Jonas Donizette inaugurou no sábado, 10 de abril, o primeiro Centro de Educação Infantil de Campinas. A unidade fica localizada na Vila Esperança, zona norte da cidade. O CEI recebeu o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e vai beneficiar 300 crianças com idades entre 0 e 5 anos e 11 meses.

Além da Vila Esperança, o núcleo de educação vai receber crianças dos bairros vizinhos, como Jardins São Marcos e Santa Mônica, que há mais de 15 anos esperavam investimentos que gerassem vagas para a educação infantil.

Impossibilitada de comparecer à inauguração do Centro Educacional, a viúva de Eduardo Campos, Renata Campos, enviou uma carta para o prefeito Jonas Donizette, parabenizando Campinas pelos investimentos na educação. Em um dos trechos da carta, Renata Campos ressalta a importância do equipamento público na vida das famílias da região da Vila Esperança.

“Se Eduardo estivesse aqui, diria que inaugurar um centro de educação infantil como este é inaugurar vida na vida das pessoas – as crianças aqui matriculadas, suas famílias, toda a coletividade que dele se beneficia. Bem cuidadas já na primeira infância, essas crianças vão aprender com mais facilidade as lições dos professores e da vida, e crescerão prontas para se tornar cidadãos e cidadãs que o Brasil precisa para se desenvolver e ocupar seu lugar no mundo. Com seus filhos em boas mãos, pais e mães têm a tranquilidade para estudar e trabalhar para o progresso de suas famílias, da cidade e do País. Quero manifestar minha gratidão a Jonas Donizette e a todos os seus colaboradores na Prefeitura de Campinas pela bela homenagem aqui prestada a Eduardo”, escreveu Renata.

Ao realizar a entrega do equipamento público, o prefeito Jonas Donizette ressaltou a importância da educação na vida de uma pessoa, destacando a figura do pai, que fez a opção de mudar de cidade para proporcionar estudos para os filhos.

“Meu pai mudou para Campinas pensando na educação dos filhos, porque sabia que a educação é fundamental na formação do ser humano. Para os pais e mães da Vila Esperança e bairros adjacentes, beneficiados pelo CEI Eduardo Campos, não é diferente. Esse é só o começo para a formação dessas crianças”, ressaltou.

Entrega põe fim a espera de 15 anos

Jonas Donizette se disse alegre em fazer a entrega do Centro Educacional, já que as famílias esperavam pelo investimento há mais de 15 anos. Ele citou as dificuldades encontradas ao assumir a Prefeitura, mas destacou o empenho para melhorar a educação, especialmente para reduzir o deficit na educação infantil.

“Assumimos a cidade com um emaranhado de problemas, mas temos trabalhado com disposição e feito as coisas corretamente. Tão importante quanto o fim são os meios, por isso pode parecer mais demorado. Dentro da legalidade, vamos continuar investindo para melhorar a nossa educação e resolver o deficit na educação infantil”, declarou o prefeito.

A dona de casa Ana Lúcia Pacheco, que tem uma filha de 9 meses, fez questão de participar da festa de inauguração do CEI. Depois de conseguir uma vaga para a criança, conta que vai ter a oportunidade de voltar a trabalhar. “Eu preciso trabalhar e não tinha com quem deixar minha filhinha. Como eu, tem várias mulheres nos bairros aqui perto. Agora nós vamos poder trabalhar e melhorar de vida”, disse.

Marli Cícera da Silva conseguiu vaga para um filho de 1 ano e 8 meses. Para ela, matricular o garoto no Centro de Educação Infantil representa a possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e, além disso, poder cuidar melhor do marido, que adquiriu uma deficiência física por conta de um acidente.

“Essa vaga chegou na hora certa. Eu não tinha mais o que fazer. Meu marido não pode trabalhar, eu tenho que cuidar dele e ainda tenho que trabalhar também. Com o bebê em casa isso era praticamente impossível. Eu só tenho que agradecer ao prefeito Jonas”, declarou.

O Centro de Educação Infantil Eduardo Campos conta com sete salas de aula, banheiros adaptados para o atendimento de bebês, lactário, área administrativa, cozinha e refeitório. A estrutura inclui também amplo pátio interno coberto e palco para apresentações infantis.

As crianças vão poder utilizar uma área de lazer com brinquedos como balanços, casinha de boneca, gira-gira, casinha do tarzan. O local tem, ainda, um quiosque que pode ser utilizado para refeições ao ar livre.

Parceria

A unidade educacional vai ser administrada por meio de uma parceria com a ONG “ Associação CHANCE Internacional “. Para colocar o CEI em funcionamento, a partir desta segunda-feira, 13 de abril, a instituição contratou 40 profissionais, sendo seis professores, 23 monitores, quatro cozinheiras, quatro faxineiras, um diretor educacional, um coordenador pedagógico, dois auxiliares administrativos e um porteiro.

Para a secretária municipal de Educação de Campinas, Solange Villon, com os novos investimentos, a educação de Campinas caminha para dias melhores.” É um novo tempo para Campinas, um novo tempo para a educação, especialmente para a educação infantil”, garantiu a secretária.

Investimentos

O Centro de Educação Infantil Eduardo Campos, na Vila Esperança, integra o pacote de oito unidades que serão entregues pela prefeitura de Campinas até inicio de 2016. Todas são destinadas a crianças com idades entre 0 anos e 11 meses e 5 anos e 11 meses.

Pelo menos cinco unidades serão inauguradas ainda no primeiro semestre de 2015. O próximo CEI a ser entregue será o “Rubens Alves”, no Jardim Campos Elíseos.

Em seguida, a população receberá as novas unidades construídas no Jardim Bassoli, Ibirapuera e Porto Seguro. Juntos, os oito Centros de Educação Infantil vão oferecer vagas para 2.400 crianças.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas