CCE mobiliza 10 mil pessoas em eventos e ações em 2014

CCE mobiliza 10 mil pessoas em eventos e ações em 2014

Mais de 10 mil pessoas foram mobilizadas em 2014 por eventos e ações promovidas no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). Em 2014 o tema central do CCE foi a Valorização do Professor, e a maioria das atividades esteve em sintonia com o assunto.

Foram sete encontros mensais promovidos pelo CCE em 2014, com ampla participação de educadores das redes públicas municipal e estadual e também de outras organizações. Cada encontro teve um conferencista de renome na área da educação brasileira e internacional.

Em março, o conferencista foi Ivan Capelatto, psicólogo clínico e psicoterapeuta, com o tema “O Professor, sua autoestima e a profissão na Sociedade Pós-Moderna”. Rosely Sayão, psicóloga e escritora falou em abril sobre “Valores e Competências da Educação Familiar e da Escolar”. Severino Antônio Moreira Barbosa, professor da UNISAL, ministrou em maio a palestra: “O Professor como autor, de conhecimento, de diálogos, de histórias”. Flávia Vivaldi, coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG abordou em julho o tema “Docência: valor e identidade”.

O quinto Encontro Mensal que ocorreu em agosto, foi dedicado à apresentação, pela Fundação Seade, do SIM Educação – Sistema de Informações Municipais. Trata-se de uma ferramenta que contribui para o planejamento de ações municipais em Educação.

Em setembro, Luiz Carlos Menezes, professor da USP falou sobre “A profissão de professor no século 21: o quê, o quanto e porque mudará” e Moacir Gadotti, presidente honorário do Instituto Paulo Freire, fez a última palestra em outubro – em homenagem ao Dia do Professor e na mesma ocasião em que foi realizada a cerimônia de premiação do inédito Prêmio Atitude Educação – com o tema “O professor como organizador de aprendizagem”.

5ª Semana da Educação
Mais de cinco mil pessoas estiveram mobilizadas em função dos eventos realizados no contexto apenas da 5ª Semana da Educação de Campinas, iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do CCE. Entre 03 e 07 de novembro, foram promovidos 12 eventos para diferentes públicos, em vários espaços.

A Semana teve a participação de alguns dos principais nomes da Educação na América Latina, como o filósofo colombiano Bernardo Toro, a professora Guiomar Namo de Mello, os filósofos Viviane Mosé e Cipriano Luckesi.

Foram promovidas, ainda, oficinas para educadores sobre temas cruciais para a educação contemporânea: “Os conflitos interpessoais no ambiente educacional” (com Flávia Vivaldi), “Neurociência: desafios contemporâneos” (com Betânia Dell´Agli) e “Vem brincar e descobrir o conhecimento físico na educação infantil” (com Andrea Patapoff).

Durante a Semana foram divulgados novos estudos do Observatório da Educação do CCE e lançada a segunda edição do Projeto FEAC na Escola, que dará apoio técnico e financeiro para oito escolas públicas estaduais de Campinas entre 2015 e 2016.

A 5ª Semana da Educação de Campinas foi também palco da cerimônia de encerramento da ação “Nosso Planeta, Nossa Casa”, iniciativa da Junior Achievement em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, a 3M e a PPG. Outra atividade foi a exibição do documentário “Quando sinto que já sei”, com novos caminhos trilhados pela Educação no Brasil, seguida por uma roda de conversa com a presença de um dos diretores do vídeo, Anderson Lima, do jornalista André Gravatá e representantes de dois projetos mostrados no filme, o Âncora, de Cotia, e o Araribá, implementado na Escola Municipal “Sebastiana Luiza de Oliveira Prado”, em Ubatuba, ambos em São Paulo. A conversa teve a mediação da especialista em Psicologia da Educação, Telma Vinha, professora da Unicamp.

Recorde no Minha Família na Escola
Ainda durante a 5ª Semana da Educação de Campinas, foram premiados os vencedores da quinta edição do Concurso Cultural de Redação Minha Família na Escola, que neste ano teve um recorde de inscrições.

Foram cerca de 1400 redações inscritas, em comparação com as 800 na edição de 2013. E foi de fato uma edição especial do Concurso Minha Família na Escola, pela atuação de um grupo formado por alguns dos principais artistas plásticos de Campinas, que assinaram ilustrações das 18 redações premiadas, reunidas em um livro também lançado na mesma oportunidade.

Outras ações
O Compromisso Campinas pela Educação teve muitas outras atividades em 2014. Em abril houve o lançamento do Portal do CCE na Internet (www.compromissocampinas.org.br), que hoje conta com a divulgação diária de notícias, eventos, leis e informações em geral relacionadas à Educação, em especial de Campinas, além de sediar os estudos divulgados pelo Observatório da Educação.

O CCE também promoveu a primeira edição do Prêmio Atitude Educação, voltado para valorizar, reconhecer e dar destaque para ações e iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em prol da melhoria da qualidade da educação pública no município de Campinas/SP. Este ano, o público-alvo foi professores. Foram premiados 12 profissionais em quatro categorias.

Em 2014, o CCE teve uma ativa participação no Fórum Municipal de Educação, Grupo de Trabalho Temporário do Fórum Municipal de Educação, Comissão de Mobilização e Divulgação do Fórum Municipal de Educação e Comitê Municipal para análise da educação profissional e empregabilidade em Campinas, além de ter acompanhado como ouvinte as reuniões do Conselho Municipal de Educação.

Foram cinco reuniões, ao longo do ano, do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação, vinculado ao CCE. Em uma das reuniões houve a participação da então secretária municipal da Educação de Campinas, Solange Pellicer, e equipe. Nesse encontro, o CCE apresentou seus estudos já realizados e se colocou à disposição para a elaboração de outros que possam contribuir com a educação no município de Campinas.

Uma iniciativa de destaque do Compromisso Campinas pela Educação em 2014 foi a campanha “CCE nas Eleições”. Por meio de redes sociais e do próprio portal do CCE, foram divulgadas informações relevantes sobre a importância das eleições gerais deste ano, na perspectiva da educação. Foi também promovida uma consulta a setores da sociedade, sobre perguntas encaminhadas aos candidatos à Presidência da República e governo de São Paulo.

Ao longo do ano, o CCE publicou boletins mensais sobre suas atividades e, também de forma diária, notícias sobre temas relevantes na educação, por meio do portal e redes sociais. O CCE deu apoio a eventos das Diretorias Regionais Leste e Oeste da rede estadual de educação. E distribuiu quase 10 mil broches sobre a Valorização do Professor, bandeira do Compromisso em 2014.