CCE intensifica ações em 2016 com especial atenção ao Plano Municipal de Educação e mobilização social

CCE intensifica ações em 2016 com especial atenção ao Plano Municipal de Educação e mobilização social

Em seu 9º ano na busca pela mobilização da sociedade civil para a causa e o tema educação, o Compromisso Campinas pela Educação (CCE) se renova e traz para 2016 ações que visam a consolidação do movimento como instrumento apoiador de políticas públicas e ações na área educacional especialmente em Campinas.

Os já conhecidos Encontros Mensais do CCE terão início em março e se estendem até novembro, sempre nas últimas quintas-feiras do mês (exceto em maio, quando ocorrerá no dia 19. Em outubro o evento não ocorrerá devido à realização da Semana da Educação de Campinas). Em 2016 estão previstos oito Encontros Mensais que são gratuitos e abertos ao público. Este ano, o objetivo dos Encontros é provocar a reflexão e o debate sobre temas relacionados ao Plano Municipal de Educação (PME).

A 7ª Semana da Educação de Campinas, que este ano acontecerá de 24 a 28 de outubro, já começa a ser planejada pela equipe técnica do CCE. Durante toda a semana de eventos serão realizadas oficinas, palestras e debates sobre diversos temas atuais e que se destacam no cenário educacional do município, do estado e do país. Para garantir o acesso de diversos públicos como estudantes, profissionais da educação, especialistas e população em geral interessada pelo tema, os eventos da Semana da Educação são planejados para ocorrerem em diversos locais da cidade em diferentes horários.

Outra novidade para este ano fica por conta da assinatura do termo de cooperação entre a Fundação FEAC e a Câmara Municipal de Campinas, realizada em dezembro de 2015, para que sejam realizados eventos relacionados à Semana da Educação no plenário e plenarinho do legislativo campineiro. A oficialização da parceria ainda prevê que os eventos realizados no local sejam transmitidos ao vivo pela TV Câmara Campinas.

O CCE também pretende dar foco nas eleições municipais que acontecem em outubro para vereadores e prefeito. O objetivo é chamar a atenção da sociedade em geral para a importância de conhecer as propostas dos candidatos, com especial atenção para questões relacionadas à educação.

Observatório

O Observatório da Educação do CCE pretende intensificar seus trabalhos e a participação no acompanhamento das metas do PME. Para isso, o movimento está ampliando a representação de instituições públicas e privadas, além de movimentos ligados à educação e profissionais que atuam diretamente nas escolas, para compor o Comitê Deliberativo do Observatório da Educação, que hoje conta com 10 educadores e especialistas de várias instituições locais e nacionais (confira os atuais membros no link https://compromissocampinas.org.br/comite-deliberativo/).

Antes bimestrais, as reuniões do Observatório passam a ser mensais, de março a novembro, totalizando nove encontros previstos para 2016. A ideia é que haja uma maior participação dos membros do Comitê Deliberativo, com visões diversas e que de maneira democrática possam contribuir para a produção de estudos e documentos que estejam alinhados às metas do PME e assim colaborem no acompanhamento das ações previstas no Plano.

A equipe técnica do CCE também está presente em vários grupos organizados da sociedade e tem representação ativa no Fórum Municipal de Educação (FME), onde também atua nos trabalhos desenvolvidos da Comissão de Mobilização e Divulgação e Comissão de Monitoramento e Sistematização. O movimento também acompanha as reuniões do Conselho Municipal de Educação (CME); e buscará acompanhar mais de perto outros movimentos e espaços em que a política pública relacionada à Educação é debatida, como a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campinas e o recém criado Conselho Municipal da Juventude.

Desde 2015, o CCE tem participado das reuniões do Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que realizará nos dias 13 e 14 de abril, em Vinhedo/SP, o Seminário de Educação Integral da RMC e do Estado de São Paulo, com patrocínio e parceria do Compromisso Campinas pela Educação.

Notícias e assuntos relacionados à educação local e nacional são diariamente divulgados no portal do CCE (compromissocampinas.org.br) e redes sociais (Facebook e Twitter). Com o número cada vez maior de estudos e pesquisas sobre educação, o portal do CCE conta agora com quatro áreas em seu acervo
(https://compromissocampinas.org.br/acervo/) divididas em política pública geral e política pública Campinas (com leis, resoluções, materiais pedagógicos oficiais do governo e outros), além das áreas onde ficam os estudos geral e estudos Campinas (com pesquisas relacionadas à educação).

De cara nova, o Boletim Eletrônico do CCE é enviado mensalmente com matérias que tem foco na educação. Em 2016, o Boletim traz duas novas seções, a Nossa Escola, que fará perfis de unidades da rede pública de Campinas e o PME em Foco, com notícias e análises sobre as metas do Plano Municipal de Educação de Campinas. Além disso, o Boletim Eletrônico cria o Canal do Leitor para receber sugestões de assuntos a serem abordados e também disponibiliza o material online para que instituições e organizações divulguem o material para suas equipes internas. Tudo para buscar aumentar ainda mais a divulgação de informações relacionadas ao setor educacional de Campinas e incentivar uma maior participação da população nas questões relacionadas à educação.

Com a intensificação das ações do CCE em 2016, pretende-se que o movimento esteja mais presente nas atividades ligadas à educação no município “Em meio a uma crise econômica e política, temos um ano decisivo com eleições municipais e muito a se fazer pelas ações previstas no PME. O CCE tem um papel muito importante nesse cenário, buscando uma maior mobilização e participação social em questões relacionadas à educação e acompanhando, monitorando e contribuindo para que as metas e estratégias do PME sejam alcançadas”, analisou a supervisora do CCE, Júlia Murtinho.

Mais informações compromissocampinas@feac.org.br ou pelo telefone (19) 3794 3512.