Carlos Gomes é tema de aula para alunos da rede municipal

Carlos Gomes é tema de aula para alunos da rede municipal

A história de vida do maestro e compositor campineiro Carlos Gomes encantou 170 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental nesta quarta-feira, dia 9 de setembro. Participaram do projeto, intitulado “Carlos Gomes na Escola”, os estudantes das escolas Padre Domingos Zatti, no Parque Fazendinha; Oziel Alves Pereira, no Parque Oziel, e Lourenco Bellochio, no Jardim Boa Esperança. O evento aconteceu no Salão Vermelho do Paço Municipal.

Durante uma hora e meia, a cantora lírica e presidente do Rotary Clube ‘Carlos Gomes’ , Vera Pessagno, e o estudioso de Carlos Gomes, José Mário Regina, narraram passagens da vida do maestro e de suas principais obras. “Este projeto teve início há um ano e os resultados foram muito satisfatórios. Carlos Gomes é um exemplo para todos nós”, comenta Vera.

“Gostei muito da palestra, foi bem divertida”, comentou o estudante Guilherme dos Santos, da Emef Lourenco Bellochio.

No dia 23 de setembro, outros 450 alunos terão a aula musicada. São estudantes das Emefs Dulce Bento Nascimento, no distrito de Barão Geraldo; Raul Pila, no Jardim Flamboyant; Violeta Dória Lins, na Vila Rica, e João Alves dos Santos, na Vila Boa Vista.

Concurso

Ao final de cada aula, os alunos são convidados a escrever uma redação sobre o Programa “Vida e Obras de Carlos Gomes”. O texto fará parte de um concurso literário. O trabalho é realizado com a orientação dos professores.

Depois de elaboradas, as redações devem ser encaminhadas, até o dia 30 de setembro, à Secretaria Municipal de Educação, no 9º andar, sala 4, aos cuidados de Rosângela Figueiredo, da Comissão do Concurso Literário. Eles serão avaliados por uma comissão de especialistas na vida e obra de Carlos Gomes.

Carlos Gomes

Considerado o mais importante compositor de ópera brasileiro Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, no dia 16 de setembro de 1896. Ele foi o primeiro a ter suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala, na Itália. Entre suas obras está a ópera “O Guarani”, inspirada na obra do mesmo nome, escrita por José de Alencar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas