Café Filosófico de junho debate a educação na série “Os desafios da nova escola”

Café Filosófico de junho debate a educação na série “Os desafios da nova escola”

Conceito de nova escola, desafios de gestão, iniciativas, boas práticas pedagógicas, tecnologias e juventude militante pela educação são alguns dos temas da série de encontros “Os desafios da nova escola”, no Café Filosófico da CPFL Cultura, em Campinas, neste mês de junho, sob a curadoria da filósofa e psicanalista Viviane Mosé. As palestras ocorrem às sextas-feiras, 19h, com entrada gratuita, com transmissão online.

No mundo globalizado e hiperconectado, o monopólio do conhecimento, antes centralizado na figura do professor e da direção escolar, se dissolveu e se espalhou. Com um clique é possível fotografar o quadro negro ou contestar, com outras fontes e questionamentos, a narrativa transmitida em sala de aula. Para se conectar a esse (nem tão) novo mundo, a escola precisa derrubar os próprios muros, físicos e interdisciplinares, para dialogar com o seu bairro, sua cidade, seu país, seu planeta. 

Todas estas questões serão levantadas por quatro especialistas em educação na série de encontros que tem como objetivo traçar um panorama do sistema de ensino brasileiro com base em pesquisas e estudos recentes que apontam a necessidade de transformação do conceito de escola. Nesta nova escola, explica a curadora, a ordem já não é aprender, mas criar conhecimento a partir da conexão dos saberes.

Nos encontros, o público poderá conhecer as iniciativas entre os setores público e privado e as organizações da sociedade civil que caminham em direção a uma escola que não isola, nem pune e nem compete com a realidade, mas cria itinerários pedagógicos e incorpora os muitos circuitos culturais, ambientais e produtivos em sua grade curricular, hoje ainda pouco aberta e flexível.

Especialistas

Crítica da educação de massa, que despreza a individualidade de cada estudante, a curadora Viviane Mosé, que é colunista de educação da Rádio CBN, fala sobre “Os desafios da educação brasileira” nesta sexta-feira (12).

Na semana seguinte, dia 19, a secretária da Educação de Vitória (ES), Adriana Sperandio, conversa com o público sobre os desafios da gestão escolar. “Boas práticas pedagógicas no Brasil hoje” são o tema do debate com a psicóloga e psicopedagoga Mildren Duque, mentora da Escola Maria Peregrina, em São José do Rio Preto, na sexta-feira, dia 26. O jornalista e educador André Gravatá, autor do livro “Volta ao mundo em 13 escolas”, encerra o módulo no dia 3 de julho, com a palestra “Jovens militantes na educação”.

Serviço:

Café Filosófico “Os desafios da nova escola”
Local: CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, bairro Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000
Data: dias 12, 19 e 26/06 e 03/07
Horário: 19h
Entrada: gratuita
Transmissão online: cpflcultura.com.br/aovivo

Fonte: Campinas.com