Alunos se mobilizam para realizar o Oásis Educar em escolas públicas de Campinas

Alunos se mobilizam para realizar o Oásis Educar em escolas públicas de Campinas

Nos dias 27 e 28 de junho, das 09h às 16h, na escola EE Profa. Cecília Pereira, acontecerá o Oásis Educar, um movimento voluntário que busca integrar a escola com a comunidade para a construção, de forma cooperativa, de um sonho em comum.

Ser, Conhecer, Conviver e o Fazer são os pilares trabalhados por meio de capacitações e desafios, nos quais os jovens aprendem a tornar suas habilidades em competências, direcionadas a ações positivas.

Liderados pelos alunos das escolas participantes da Academia, da Fundação Educar DPaschoal, o Oásis Educar é um destes desafios que está fundamentado na metodologia do Instituto Elos de Santos/SP, que consiste em quatro passos:

Reconhecer Belezas: Neste dia a proposta é que os alunos do projeto identifiquem as belezas que existem na escola, mas que estão escondidas ou que passem despercebidas. Também, participarão de dinâmicas para desconstruírem preconceitos e criarem vínculo com a escola.

Conhecer os Talentos e os Sonhos: Os alunos participantes da Academia Educar mobilizam os alunos da escola e os moradores da comunidade, para conhecer os talentos existentes e formar uma rede de voluntários. Além disso, identificam o que elas gostariam de ter ou melhorar naquela unidade de ensino. Com base no que escutam, se é decidido o sonho.

Buscar os Recursos: todo recurso utilizado para a construção do sonho é doado por parceiros, conquistados pelos próprios alunos.

Mão na Massa: O dia onde toda a disposição e energia dos participantes são depositadas para que as mudanças sonhadas aconteçam.

Na EE Profa. Cecília Pereira, os alunos optaram por um único projeto:

 Pintura da quadra que a escola possui, além de grafitarem as paredes ao redor do local.

A Academia Educar tem como mote a frase “Os incomodados que mudem o mundo”, por isso o Mão na Massa é aberto a voluntários e parceiros, como a PPG que doará tintas para a ação. Caso você também queira participar é só se direcionar à escola, localizada na Rua Serra do Umbuzeiro, 649 – Jd. São Fernando em Campinas/SP.

Academia Educar e Oásis Educar 

A Academia Educar promove a formação do protagonismo, da cidadania e da liderança juvenil em escolas públicas de Campinas/SP, criando oportunidades para que o adolescente descubra seu potencial, tornando-se capaz de transformar sua realidade, a de sua escola e de sua comunidade. O projeto foi a primeira ação da Fundação Educar DPaschoal. Nasceu em 1989 e conta com o apoio das Diretorias de Ensino Leste e Oeste e Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Nestes 26 anos, já foram capacitados mais de 3000 alunos da rede pública de ensino.

Baseado nos quatro pilares da Educação estabelecidos pela UNESCO, os cerca de 100 jovens das 20 escolas envolvidas, em 2015, participam de oficinas de capacitações e desafios voltados para o protagonismo juvenil e a liderança. Os jovens são estimuladas a desenvolverem habilidades e competências, objetivando ações positivas.

 Um destes desafios é o Oásis Educar. Para Cristiane Stefanelli, Coordenadora da Academia Educar, a transformação antes de ser física, passa a existir dentro de cada participante. “O Oásis é uma oportunidade para os jovens e voluntários exercitarem a cidadania, desenvolverem a liderança, se apropriarem da escola e assim descobrir que podem transformar sua realidade”, conclui ela.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Educar DPaschoal