Alunos participam de concurso literário em homenagem a Carlos Gomes

Alunos participam de concurso literário em homenagem a Carlos Gomes

O maestro e compositor campineiro Carlos Gomes será homenageado pelos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais. A reverência ao artista acontece por meio do Concurso Literário “Mês Carlos Gomes”, que começa no próximo dia 30 de setembro. O projeto é uma parceria das Secretarias de Educação e Cultura com o Rotary Club de Campinas Carlos Gomes.

Para o concurso, os estudantes deverão produzir uma narração histórica ou ficcional sobre o maestro. As avaliações serão feitas por comissões de pré-seleção das instituições de ensino que estão participando do projeto.

Na segunda fase do concurso, que acontece no dia 10 de outubro, os trabalhos escolhidos pelas escolas serão enviados para outra comissão julgadora, desta vez formada pelos membros indicados pela Academia Campineira de Letras e Artes; Academia Campinense de Letras; Centro de Ciências, Letras e Artes; Correio Popular e Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Da seleção, sairão cinco textos finalistas. Os eleitos serão anunciados no dia 22 de outubro em uma sessão solene, no Salão Vermelho, no Paço Municipal.

Para conhecer Carlos Gomes

As escolas inscritas no concurso literário terão um incentivo para oferecer a seus alunos. Elas podem participar das palestras musicadas que são realizadas semanalmente na sede do Rotary Club de Campinas Carlos Gomes, no Centro, em Campinas.

O evento acontece durante todo o mês de setembro, sempre às quartas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. A participação será uma forma de os alunos adquirirem conhecimento para produzir os textos sobre o maestro.

Um dos cantores líricos do Rotary Club receberá os estudantes cantando uma das canções compostas por Carlos Gomes, além de estar vestido com uma indumentária como a que maestro usava.

Com pranchetas nas mãos, os alunos participantes do concurso poderão fazer perguntas para integrantes do clube, após assistirem a um documentário sobre Carlos Gomes e ouvirem outras canções também feitas por ele.

Sobre Carlos Gomes

Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, no dia 16 de setembro de 1896. Compôs principalmente óperas, que constituem a maior parte de sua produção musical.

Aprendeu música com seu pai, Manuel José Gomes, que ficou conhecido como ‘Maneco Músico’, e continuou os estudos no conservatório do Rio de Janeiro. Nesse mesmo local foram apresentadas suas primeiras óperas: “A Noite do Castelo” (1861) e “Joana de Flandres” (1863).

É autor da ópera “O Guarani”, inspirada na obra do mesmo nome, escrita por José de Alencar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas