Ação mobiliza escolas em todo o país para mostrar a importância do brincar na educação infantil

Ação mobiliza escolas em todo o país para mostrar a importância do brincar na educação infantil

No próximo dia 6 de outubro, escolas em todo território brasileiro abrirão espaço em sua programação normal para um momento fora da sala de aula, juntando-se à inciativa global “Dia de Aprender Brincando”, promovida pela primeira vez no país pela Cidade Escola Aprendiz, com o apoio de OMO, a partir do movimento #LivreParaDescobrir.

A mobilização acontecerá, na mesma data, em vários países do mundo e tem como objetivo celebrar e incentivar o aprendizado nas escolas também a partir do brincar, especialmente em ambientes abertos, mostrando a importância dessa atividade para o desenvolvimento pleno das crianças.

Como explica o especialista em educação e presidente do comitê do Dia de Aprender Brincando, Sir Ken Robinson: “Estudos acadêmicos mostram que o brincar é natural e é o modo primário com o qual as crianças aprendem. Ele é essencial para o crescimento saudável e desenvolvimento da criança, especialmente durante os períodos de rápido desenvolvimento do cérebro. Mas, ainda assim, a brincadeira é muitas vezes encarada como um momento ocioso e sem utilidade. Como consequência desse descaso, há um crescimento e uma alarmante tendência à redução do tempo para o brincar livre na rotina infantil, tanto nas escolas quanto em casa.”

Além de divertidas, as brincadeiras também ensinam habilidades fundamentais para o futuro dos pequenos, como resiliência, trabalho em grupo, liderança, criatividade e habilidades motoras.

“O brincar é uma preparação para a educação formal, ele desenvolve habilidades mentais e motoras que a criança precisará na hora da alfabetização”, comenta Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação e coordenadora do comitê técnico do movimento #LivreParaDescobrir.

“Muitas vezes os pais acreditam que nada está acontecendo enquanto seu filho brinca, que é só um tempo livre, mas na verdade essa atividade é essencial para o desenvolvimento, é natural do ser humano brincar, ele já nasce para fazer isso”, complementa a especialista.

A Cidade Escola Aprendiz está promovendo o Dia de Aprender Brincando no Brasil, pois acredita que estar ao ar livre para brincar e aprender é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Roberta Tasselli, Gestora da Frente de Comunicação para o Desenvolvimento da Cidade Escola Aprendiz, estende o chamado: “Estamos convidando professores, escolas, pais e qualquer pessoa que se identifique com a importância dessa ação para que se envolvam na campanha do dia 6 de outubro. As escolas participam realizando uma atividade ao ar livre, os pais podem incentivar a escola de seus filhos a se inscreverem no evento e qualquer pessoa pode ajudar a divulgar e promover esse dia. Todos nós podemos agir para garantir que crianças em todo o território brasileiro vivam a experiência e os benefícios de brincar e aprender também fora da sala de aula”.

O Dia de Aprender Brincando vai movimentar milhares de escolas, professores e alunos ao redor do mundo. No Brasil, as escolas podem ter mais informações e se inscrever para participar da iniciativa pelo site www.diadeaprenderbrincando.org.br, que também disponibiliza diversas sugestões de atividades.

SOBRE A INICIATIVA “SE SUJAR FAZ BEM”

“Se Sujar Faz Bem” é uma causa promovida por OMO, marca líder no mercado brasileiro de detergentes pós e líquidos da Unilever, disponível em mais de 78 países sob as marcas OMO, Persil, Skip e Via. Juntas, as marcas “Se Sujar Faz Bem” são a quarta marca mais consumida no mundo, com uma filosofia única na categoria de lavanderia. Acreditamos que se sujar faz bem: as crianças precisam de brincadeiras que lhes permitam explorar e experimentar em abundância, sair e se sujar, porque são essenciais para que descubram, aprendam e se desenvolvam de forma saudável. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, estamos investigando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial. O Conselho Consultivo “Se Sujar Faz Bem” é um grupo de especialistas que aconselha a causa “Se Sujar Faz Bem”. Globalmente, inclui Sir Ken Robinson, Dr Stuart Brown e representantes dos parceiros OMO. No Brasil, OMO conta com a consultoria dos especialistas Priscila Cruz e Vital Didonet.

SOBRE OMO

OMO é a marca líder no mercado de detergentes e está presente em 75% dos lares brasileiros. A família OMO é composta por OMO Multiação pó e líquido, OMO Multiação com um Toque de Comfort Lilás pó e líquido, OMO Multiação com um toque de Comfort Dourado pó e líquido, OMO Progress+ em pó e OMO Super Concentrado Progress+, OMO Roupas Delicadas, a linha OMO Tira Manchas e OMO Puro Cuidado pó e líquido, lançado recentemente em todo o Brasil. Para conhecer o portfólio de OMO, acesse: www.omo.com.br.

SOBRE A CIDADE ESCOLA APRENDIZ

Criada em 1997 em São Paulo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com sede na cidade e filial no Rio de Janeiro. Em seus 19 anos de existência busca desenvolver ações que garantam a todos os cidadãos, enquanto sujeitos de direitos, em especial as suas crianças e jovens, oportunidades de aprendizagem, expressão e participação ativa na sociedade em condições de igualdade e ao longo da vida. (www.cidadeescolaaprendiz.org.br/)

Fonte: Segs